quinta-feira - 04/02/2021

Prefeitura de Mossoró e UERN discutem parcerias e convênios

Por: DIRETI

A Prefeitura Municipal de Mossoró e representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (04), para debater parcerias e convênios visando o desenvolvimento da cidade e região.

O chefe do Executivo, Allyson Bezerra, enalteceu a importância da UERN para o crescimento e fortalecimento de Mossoró, inclusive, destacando a composição de parte do secretariado municipal, formado por servidores pertencentes ao quadro da universidade.

Fátima Raquel, reitora em exercício da UERN, reforçou a parceria com o Município. “Estamos colocando a universidade à disposição. Ficamos felizes em saber que na UERN contamos com excelentes profissionais que estão aptos a colaborar para a administração pública. Todos saem ganhando”, comentou.

A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) foi um dos pontos da pauta do encontro. A reitora em exercício apresentou projetos desenvolvidos pelo curso de Medicina, como atendimentos médicos à população, reforçando a necessidade de renovar os convênios com a Prefeitura para prestação dos serviços. Em contrapartida, o prefeito assumiu compromisso em estreitar laços cada vez mais com os cursos da área de saúde para melhorar a oferta de atendimentos aos usuários.

Prefeitura dialoga com gestores da UERN. (Foto: Allan Phablo/PMM)

Ainda na área da saúde, a UERN colocou disposição do Município para atuar na força tarefa no combate a pandemia. “Estamos prontos para desenvolver capacitações no que diz respeito à aplicação das vacinas contra Covid-19, inclusive, se for o caso, com profissionais e espaços que possam servir como postos de vacinação”, explicou Fátima Raquel.

A capacitação dos servidores públicos municipais também foi outro ponto levantado na reunião. A Prefeitura de Mossoró pretende firmar parceria no sentido de que qualificações sejam ofertadas aos servidores, valorizando a categoria, consequentemente melhorando o trabalho e atendimento ao público que busca os serviços. “Uma das metas da nossa gestão é humanizar cada vez mais o tratamento dado às pessoas nas repartições públicas. O usuário tem que ser sempre bem atendido’’, frisou o prefeito.

Além disso, a Prefeitura de Mossoró e UERN trataram sobre mobilidade urbana. A importância de um sistema de transporte coletivo que atenda as necessidades dos universitários foi elencada como uma das prioridades dos gestores. “Nossa pretensão é oferecer condições para que mais ônibus possam circular pela cidade. Estamos traçando novas rotas para suprir os anseios dos acadêmicos”, destacou Allyson Bezerra.

Ideias para fomentar as áreas da cultura, educação, segurança, turismo, desenvolvimento econômico e social, esporte, lazer, também foram alvos de debates. “Estamos planejando uma parceria com a universidade para que em breve possamos ofertar cursos de idiomas”, explanou Hubeônia Alencar, secretária municipal de Educação.

Prefeitura e UERN buscam firmar convênios e parcerias para o desenvolvimento de Mossoró. (Foto: Allan Phablo/PMM)

O encontro realizado no Salão dos Grandes Atos, no Palácio da Resistência, contou com as participações de Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró, secretários municipais Frank Felisardo (Planejamento), Hubeônia Alencar (Educação), Humberto Fernandes (Consultor-geral do Município), Regy Carte (Comunicação) e Etevaldo Almeida (Cultura). Ademais, a UERN se fez presente por meio de seus representantes: Fátima Raquel Morais (Reitora em exercício), Cicília Maia (Chefe de gabinete), Esdras Marchezan (Assessor da reitoria), Janderson Dantas (Sub-chefe de gabinete), Jéssica Figueiredo (Pró-reitora de gestão de pessoas) e Erison Torres (Pró-reitor de assuntos estudantis).