segunda-feira - 14/03/2022

Prefeitura de Mossoró e representações de pessoas com deficiência dialogam sobre parcerias

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) se reuniu ao longo desta segunda-feira (14) com representantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (AMOR) e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD). Em pauta, o compromisso do Poder Executivo em reafirmar o diálogo com os segmentos e ratificar a importância de haver interação entre as instituições.

Os encontros foram conduzidos pela secretária de Educação, professora Hubeônia Alencar. “Apresentamos com muita clareza todas as medidas que já vêm sendo tomadas pela Educação municipal no que diz respeito à garantia dos direitos das crianças com deficiência matriculadas em nossa Rede Municipal de Ensino”, pontuou a gestora da pasta, destacando a importância do diálogo.

Hubeônia Alencar reforçou, entre outros pontos, o aumento no número de alunos com deficiência matriculados para o ano letivo de 2022, lembrando que esse público foi o primeiro a ser contemplado com as matrículas 100% on-line, ainda em dezembro de 2021.

“São quase 900 alunos com algum tipo de deficiência matriculados, um recorde. Importante destacarmos o fato de que as matrículas realizadas por meio do sistema on-line contribuíram muito positivamente para isso, uma vez que deu aos pais a autonomia de verificar a disponibilidade de vagas e realizar as matrículas diretamente, sem a intermediação de terceiros”, disse Hubeônia, complementando ainda:

“Nosso dever é garantir que os direitos dessas crianças, em todos os aspectos, sejam eles físicos, pedagógicos, sejam respeitados. Nesse sentido, temos encaminhado e continuamos em processo de encaminhamento dos estagiários que atuarão como auxiliares de sala de aula. Mais de 100 estagiários foram encaminhados às escolas durante esta semana, por exemplo, e a seleção continua acontecendo”, comentou a secretária.

A SME lembra que a seleção dos estagiários segue aberta e que os alunos de cursos de licenciatura, a partir do 4º período, podem se dirigir à Secretaria, no Centro Administrativo, das 7h às 17h, para participar do processo, munidos de documentos pessoais e declaração de vínculo com a Universidade. “Estudantes da Uern, Ufersa, UnP e demais universidades que tenham convênio com o Município podem participar dessa seleção”, explica a secretária Hubeônia Alencar.

Estiveram presentes da primeira reunião desta segunda-feira (14), na Secretaria de Educação, o presidente da AMOR, Arnon Dutra; a vice-presidente, Emmanuelle Teles; e a secretária da Associação, Christinny Mulins. Na segunda reunião, ocorrida à tarde, participaram Dávida Oliveira, presidente do CMDPD; Adriana Angélica e João Ferreira, conselheiros do CMDPD; Mayane Oliveira, estudante do curso de Letras - Libras da Ufersa e Lena Barros, intérprete.

Pela SME, acompanharam os encontros, além da secretária Hubeônia Alencar, a gerente executiva Pedagógica, Gilneide Lobo, a técnica pedagógica da Educação Especial Leilimar Bezerra, e, pela manhã, a diretora executiva da SME, Evanice Fernandes.