quinta-feira - 08/12/2022

Prefeitura e Associação firmam acordo para beneficiar deficientes visuais de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró e a Associação de Deficientes Visuais de Mossoró (ADVM) firmaram acordo para beneficiar deficientes visuais atendidos no município. O termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (8). A solenidade de assinatura do documento aconteceu na sede da instituição, localizada na rua Ferreira Itajubá, bairro Santo Antônio.

Inicialmente, o prazo de validade do termo é de 60 meses. “É um termo de cooperação para cinco anos, que é o que a legislação nos permite fazer e, claro, posteriormente vamos trabalhar para que seja renovado a cada período para que continue atendendo à comunidade mossoroense”, disse o prefeito Allyson Bezerra.

Secretária de Educação do município, Hubeônia Alencar também destacou a importância da renovação do vínculo com a associação. “O Centro de Apoio ao Deficiente Visual  (CADV) é uma das unidades de apoio da Secretaria Municipal de Educação e hoje estamos renovando esse termo”, disse ela, pontuando que esta é mais uma ação do programa "Mossoró Cidade Educação".

A diretora da instituição informou que pouco mais de 40 alunos são atendidos no CADV. “A gente tem um trabalho com professores que atendem a alunos das redes municipal e estadual de ensino, como também alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Eles têm aulas de braile, de orientação em mobilidade, entre outras”.

Professor de informática acessível, Edson França explicou como é realizado o trabalho com os alunos. “Desenvolvemos esse trabalho com os alunos através de leitores de tela em programas que auxiliam o aluno a conhecer o teclado. A partir deste conhecimento os alunos vão produzir seus textos, realizarem suas pesquisas e escrita”.

“Aprendi a ler em braile e também a utilizar o computador. Gosto muito das aulas aqui no CADV”, celebrou o aluno Gabriel dos Santos, de 16 anos.

Sócio-fundador da ADVM, João Ferreira ressaltou que a associação está há 30 anos no local e também comemorou a assinatura do termo por mais cinco anos. “Estamos muito felizes com a assinatura do termo. Estamos aqui nesse espaço há exatamente 30 anos”.

EQUIPAMENTOS

Também durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação, houve a entrega de equipamentos novos. Foram entregues birôs, cadeiras, mesas, fogões e geladeiras. Em breve todas as centrais de ar serão entregues. “Todos os equipamentos aqui serão renovados. Essa entrega faz parte do programa de investimento na educação. Iremos também trocar todas as centrais de ar. Todas as salas vão receber aparelhos de ar-condicionado novos”, anunciou o prefeito Allyson Bezerra.