quinta-feira - 09/02/2023

Prefeitura de Mossoró conscientiza população sobre prevenção às ISTs no Carnaval

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró promove neste mês de fevereiro campanha educativa voltada à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período carnavalesco. Na programação, estão previstos serviços de saúde e ações de conscientização que serão desenvolvidas junto às populações de bairros e comunidades de todas as regiões do município.

A campanha intitulada de “Bloco proteja, trate e cure” tem como objetivo a prevenção e diagnóstico precoce das ISTs : HPV, donovanose, HIV/AIDS, herpes genital, tricomoníase, candidíase, cancro mole, gonorreia, sífilis. Além disso, busca orientar à população para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais.

O Programa Municipal de ISTs/HIV/AIDS e hepatites virais segue a proposta do Ministério da Saúde durante o período carnavalesco, disponibilizando testes rápidos, preservativos masculino e feminino que são distribuídos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e empresas privadas.

Neste período carnavalesco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensifica as ações educativas nas UBSs que irão desenvolver atividades junto aos usuários e comunidades atendidas.