terça-feira - 23/12/2025
Prefeitura de Mossoró avança na Inovação em 2025
Em menos de um ano, a gestão destravou a governança legal e inseriu Mossoró no mapa nacional da Inovação Aberta.
Por: Solange Santos
O ano de 2025 marcou um ponto de inflexão na pauta de inovação em Mossoró. Sob a nova gerência executiva, a Prefeitura saiu de coadjuvante para se tornar protagonista e articuladora do Ecossistema Local de Inovação (ELI). Em menos de um ano, a gestão destravou a governança legal (Conselho e Leis), entregou equipamentos físicos, Potiagro Hub e inseriu Mossoró no mapa nacional da Inovação Aberta, Co.NE e Catalisa Gov.
PRINCIPAIS RESULTADOS POR EIXO DE ATUAÇÃO
1. Governança: Destravando a Lei de Inovação: O principal legado institucional do ano foi dar vida à "letra da lei".
● Ativação do CMCTI: Convocação e nomeação histórica do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, unindo 21 entidades (universidades, setor produtivo, sociedade) e 57 conselheiros.
● Segurança Jurídica: Publicação do Regimento Interno, elaboração e aprovação dos regulamentos do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e dos Arranjos Promotores de Inovação (APIs). Isso cria o "chão de fábrica" legal para futuros editais e fundos.
2. Entregas Concretas: O Potiagro Hub Cumprindo uma meta direta do Plano de Governo (criação de coworkings públicos), a gerência articulou e viabilizou a instalação do Potiagro Hub na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint).
● Impacto: Lançado na ExpoFruit, o Hub é o primeiro espaço de inovação focado na agropecuária potiguar dentro da Prefeitura, fruto de uma parceria estratégica com o Sebrae e o ELI Agro, sem custos de construção para o município.
3. Projeção Nacional: Mossoró como Referência A cidade deixou o isolamento e passou a integrar as principais mesas de discussão sobre inovação no Nordeste.
● Seleção em Programas de Ponta: Mossoró foi selecionada para Programa Co.NE (Sudene/BID) e para o Catalisa Gov (Sebrae), programas de elite que capacitam a Prefeitura para comprar soluções inovadoras (CPSI).
● Reconhecimento: A experiência de Mossoró virou case de sucesso, sendo apresentada no Meetup Sebrae/PI e no Go!RN.
4. Fomento ao Ecossistema: A Prefeitura "Parceira" A gestão reconquistou a confiança do setor produtivo e acadêmico ao apoiar, em vez de burocratizar.
● Resgate de Eventos: Apoio decisivo para a realização do Startup Weekend Mossoró (após 10 anos de hiato) e do Portto'25 (Movimento Empresa Júnior).
● Capacitação na Ponta: Realização de oficinas de inovação para artesãos na Ficro, democratizando o acesso a ferramentas de gestão.