terça-feira - 18/07/2023

Prefeitura de Mossoró aplica simulado para alunos que irão participar do Saeb 2023

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró aplicou nesta terça-feira (18) um simulado para aproximadamente 2,4 mil alunos de turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, grupo que irá se submeter este ano ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ferramenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que serve como base para a consolidação dos dados que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A aplicação do simulado faz parte do planejamento desenhado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) dentro do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), edição “De Olho no Saeb”, cujas atividades estão sendo executadas desde o início do ano, com encontros realizados, por exemplo, aos sábados e outras ações acontecendo cotidianamente em sala de aula, além de formações específicas para professores.

“O simulado aplicado nesta terça-feira integra as atividades do nosso ‘PRA De Olho no Saeb’, iniciativa pioneira que direciona atenção especial para as turmas que irão se submeter à avaliação externa do MEC, com uma série de atividades acontecendo desde o início do ano, tudo isso com planejamento, ação e na busca por resultados concretos, objetivando a elevação nos índices da educação e a melhoria constante na qualidade do ensino ofertado em nossa Rede”, reforçou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Assim como nas provas do Saeb, os estudantes responderam, no simulado, um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. “O simulado serve como um instrumento de diagnóstico para que as escolas verifiquem o nível de aprendizado dos seus alunos e possam traçar estratégias de recomposição para as aprendizagens não consolidadas”, pontuou o professor Alexandre Andrade, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais da SME.

Na Escola Municipal José Benjamim, o simulado aplicado na tarde desta terça-feira (18) contemplou alunos do 5º ano. A estudante Eliara Raynelle gostou do conteúdo cobrado na prova. “Está fácil. É tudo que nós estudamos até agora, então para mim está fácil. Eu estudei. Me preparei. Estou participando do ‘PRA De Olho Saeb’. Estamos estudando português e matemática”, frisou, confiante que fará também uma boa avaliação no Saeb.

Para a professora Ranieli Carvalho, o simulado é uma estratégia importante nesse processo de preparação para o Saeb. “Essas avaliações externas vêm reforçar o que a gente já faz cotidianamente com os alunos, que é trabalhar essas habilidades, a leitura, interpretação, a matemática. O trabalho que a gente vem desenvolvendo, junto com o trabalho que a Secretaria propõe, com esses simulados, busca desenvolver no aluno essa competência de estudar, se preparar para essas avaliações externas. É muito importante e a gente esperar ter bons resultados”, disse.

A supervisora da Escola José Benjamim, Magna Maria, também ressalta a relevância da iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação. “A avaliação externa é importante porque a gente tem uma resposta, um feedback do trabalho que está sendo desenvolvido. A professora vem trabalhando ao longo do ano atividades preparatórias e esse simulado, em especial, permite que os alunos sintam como será a aplicação da Saeb. Eles já vão ter essa vivência”, comentou.

Supervisora Magna Maria

AULÃO

Também integrando as atividades do “PRA De Olho no Saeb”, a Prefeitura de Mossoró promoverá no próximo sábado (22), a partir das 8h, um aulão no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A ação é voltada para os alunos de turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e contará com a participação dos professores Djair Eduardo e José Ailson (matemática) e Antônio Pablo e Válter Rebouças (português).