terça-feira - 27/10/2020

Prefeitura de Mossoró amplia cotas de mamografia, ultrassons mamária e transvaginal para mulheres mossoroenses

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer para ampliar a oferta dos exames de mamografia, ultrassom mamária e transvaginal às mulheres mossoroenses durante esta semana. A ampliação dos exames está dentro da programação Municipal do Outubro Rosa. As mulheres que se enquadram no perfil devem procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para agendar a realização do exame.

As mulheres a partir dos 40 anos se enquadram no perfil para mamografia e as ultrassons mamária e transvaginal para as que tem indicação clínica. Para que elas possam confirmar o exame é preciso se dirigir a uma Unidade de Saúde apresentando original e xerox de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. “É importante que as mulheres procurem as Unidades Básicas de Saúde e não deixem seus exames para depois. Lembrando que devido ao feriado do funcionalismo público nossas Unidades Básicas de Saúde vão funcionar até a quinta-feira desta semana para a marcação do exame.”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher, Suiann Costa.

Ela ainda destaca que as ações em benefício da mulher mossoroense são realizadas durante todo o ano e que no mês de outubro o trabalho é intensificado. “Trabalhamos incansavelmente as ações de promoção à saúde da mulher durante o ano todo, mas no Outubro Rosa essas ações são intensificadas para chamar a atenção aos cuidados a saúde mulher como um todo. Peço às mulheres que marcarem seus exames que não faltem, pois estamos registrando que algumas marcaram e não foram realizar o exame. É importante que compareçam, pois tudo foi pensado com muito carinho, pensando para a prevenção, promoção e qualidade de vida de mulher.”, destaca Suainn.