sexta-feira - 07/07/2023

Prefeitura convida estudantes da rede pública para o programa “Jovem do Futuro”

Por: Wesley Duarte

Incentivando a formação cidadã de jovens por meio da educação, a Prefeitura de Mossoró iniciou nesta sexta-feira (7) visitas às unidades de ensino da rede pública com objetivo de convidar alunos para o programa “Jovem do Futuro”. A iniciativa proporciona aos estudantes acesso a cursos profissionalizantes, com proposta de inserção ao mercado de trabalho. Além disso, o município estimula a participação do jovem com investimento em bolsa de estudo de 300 reais durante o período do curso.

O programa “Jovem do Futuro” é voltado para estudantes de 15 a 18 anos, matriculados na rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único. Na primeira etapa, a iniciativa capacitará mil jovens, por meio de aulas, seminários, palestras e cursos do “Mossoró Capacita”. Alunos das zonas urbana e rural serão beneficiados pelo projeto, com aulas técnicas aos sábados.

O investimento de mais de 1,7 milhão de reais reafirma o compromisso da Prefeitura de Mossoró com o futuro dos jovens mossoroenses no fomento e construção de políticas públicas voltadas à formação cidadã. “Nós estamos chegando junto aos jovens, eles precisam desse apoio, dessa motivação. Estamos dialogando, ouvindo, sentindo suas necessidades e construindo alternativas e oportunidades para que eles possam ter um futuro melhor”, evidenciou Erison Natécio, secretário municipal de Assistência Social e Cidadania.

Yasmim Fernanda, estudante do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, parabeniza à Prefeitura pela valorização do ensino público e a oportunidade aos jovens da cidade. “Achei ótimo o projeto, vamos ter uma oportunidade a mais com essa bolsa de estudo. Mostra que Mossoró é uma cidade empenhada com a educação, somos alunos da rede pública esforçados para almejar nossos objetivos”, disse.

“O projeto é de extrema importância para nós alunos de escola pública e jovens da periferia. Às vezes temos aquela vontade e não temos oportunidade de fazer acontecer, pois falta a estrutura. Esse projeto estimula, dá realmente grande oportunidade ao nosso futuro. Com certeza irei me inscrever”, relatou o estudante Gabriel de Maria.

Com 17 anos e cursando o 2º ano do Ensino Médio, Wilker Matheus ficou admirado com o incentivo e investimento da Prefeitura. Estudando na rede estadual, Wilker conta que é a primeira vez que vê o município investindo fortemente na capacitação de jovens. “Isso traz grande oportunidade para quem não tem. Bastante importante para nós alunos, vamos agarrar essa oportunidade, todos devem procurar o ‘Jovem do Futuro’, pois é muito importante. Essa foi a primeira vez que vi a Prefeitura apoiando com bolsas de estudo os alunos da escola pública”, contou.

“A Prefeitura de Mossoró estimula jovens para aderirem ao programa ‘Jovem do Futuro’. É uma formação cidadã, formação profissional aos jovens mossoroenses. As inscrições estão abertas até o próximo dia 11. Importante a participação da nossa juventude, pois o melhor caminho é a educação e o conhecimento, queremos nossos jovens cada vez mais fortes”, disse o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

Nesta sexta-feira (7), o município visitou, inicialmente, duas unidades de ensino: Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira e Escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa.

INSCRIÇÃO - Para se inscrever no programa “Jovem do Futuro” os estudantes deverão estar regularmente matriculados e frequentando a rede pública de ensino municipal, estadual ou federal, ter idade entre quinze e dezoito anos, possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e estar inscrito no Cadastro Único.

A inscrição acontece de forma on-line, através do endereço eletrônico  https://jovemdofuturo.mossoro.rn.gov.br. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 11 de julho. Veja o edital na íntegra aqui