segunda-feira - 01/04/2019

Prefeitura assegura transporte de pacientes para tratamento médico através do PRAEM

A Prefeitura de Mossoró mantém o Programa de Acessibilidade Especial de Mossoró que assegura o transporte para pacientes que não têm condições de se deslocar para tratamento médico na capital Natal. O PRAEM ainda concede a locomoção para Fortaleza, capital do Ceará, mesmo não sendo uma responsabilidade do Município.

O transporte de pacientes para outros Estados é de responsabilidade do Governo do RN, via Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Mesmo não sendo sua obrigação, há mais de 10 anos Mossoró vem garantido a locomoção de pacientes para tratamento em Fortaleza, de acordo com suas possibilidades, com o intuito de ajudar esses indivíduos.

No ano 2016 foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que Governo do Estado pagasse o transporte interestadual via contrapartida de R$ 50 mil mês ao Município. O Estado nunca repassou um centavo pra esse serviço. A Prefeitura de Mossoró não tem condições de arcar com esse transporte para usuários que fazem tratamento em Fortaleza, número que só vem aumentando mês a mês.

Em janeiro do ano de 2017 o Programa de Acessibilidade Especial de Mossoró (PRAEM) ofertava à comunidade apenas três serviços de transporte, devido a paralisação de veículos por problemas mecânicos ou pendências financeiras junto às empresas locadoras. Quando a nova gestão do executivo assumiu, essa assistência cresceu para 11 serviços, ao longo do ano de 2017, chegando à marca dos 15.727 atendimentos. No ano de 2018 foram registrados 15.647.

No PRAEM são ofertados os seguintes serviços de transporte: Pacientes para tratamento de câncer e patologias diversas (Natal); Pacientes para tratamento no Hospital Sarah e em outros Hospitais e clínicas (Fortaleza); Pacientes transportados em maca (Natal); Pacientes para hemodiálise (Centro de Diálise de Mossoró); Pacientes para hemodiálise (Hospital dos Rins); Crianças para fisioterapia (Alto de São Manoel e adjacências); Crianças para fisioterapia (Abolições e adjacências); Adultos para fisioterapia; Crianças da zona rural para fisioterapia; Retorno de Hospitais/UPAs (pacientes de alta) / Zona Rural e ocorrências; Pacientes da Maísa transportado em maca.

A população pode solicitar os atendimentos do PRAEM presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17, na Secretaria de Saúde ou por meio do telefone 3315-4955.