segunda-feira - 12/12/2022

Prefeitura apoia implantação da “Sala Lilás” em Fórum de Mossoró

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró esteve representada, durante visita nesta segunda-feira (12) da desembargadora Zeneide Bezerra ao município para conhecer a Sala Lilás instalada no Fórum Desembargador Silveira Martins. O espaço vai funcionar como Centro de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais.

“Eu achei que a ‘Sala Lilás’ está muito boa. Como o juiz Renato falou, não são as paredes nem a cor, mas sobre o ambiente preparado para receber a vítima na hora que ela precisar. Toda essa rede de apoio vai deixá-la mais confortável e segura, sabendo que caminhos poderá seguir adiante. É uma sala que diz tudo, de profundo conhecimento do que aquela vítima está passando”, enfatizou a desembargadora.

Professora da Uern (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) do Núcleo de Estudo da Mulher, Fernanda Marques ressaltou a importância da “Sala Lilás” no acolhimento das vítimas de violência. “Essa sala é uma luta histórica dos movimentos das mulheres, das profissionais do juizado de enfrentamento à violência contra a mulher, porque é um espaço de acolhimento, é um espaço humanizado onde as mulheres em situação de violência podem ser atendidas e acolhidas por profissionais de serviço social, da psicologia, do Direito, esclarecendo seus direitos. É uma política pública importante que se constitui uma conquista para nossa cidade”, disse.

A “Sala Lilás” surgiu de um projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Tribunal de Justiça. O juiz Renato Magalhães explicou como vai funcionar a “Sala Lilás” no atendimento às vítimas de violência. “'A Sala Lilás’ é uma sala de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Todas que vierem ao Fórum em razão de maus-tratos físicos e psicológicos serão acolhidas nessa sala onde receberão todo um atendimento voltado para elas'”, pontuou.