sexta-feira - 26/09/2025
Prefeitura anuncia início de editais de programas de intercâmbios para alunos da Rede Municipal de Ensino
A partir do anúncio, os alunos já podem se inscrever para participar das seleções do “Partiu Brasil” e “De Mossoró para o Mundo”
Por: Sayonara Amorim
Na tarde desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa "Mossoró Cidade Educação", anunciou o início dos editais para os programas de intercâmbios nacional e internacional destinados aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A partir do anúncio, os alunos já podem se inscrever para participar das seleções do “Partiu Brasil” e “De Mossoró para o Mundo”.

O anúncio foi recebido por alunos de várias unidades de ensino das zonas rural e urbana que lotaram o Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Para os dois programas haverá uma seleção que escolherá os alunos que atingirem melhores notas em provas de Português, Matemática e Ciências Humanas. E para o programa “De Mossoró para o Mundo”, além do bom desempenho nas três disciplinas, ainda precisarão fazer curso de inglês.
O primeiro destino do programa “Partiu Brasil” será Brasília-DF, onde os alunos selecionados terão todas as despesas da viagem custeadas pelo município. As despesas incluem passagem de avião, traslado, hospedagem e alimentação dos alunos. Para o programa “De Mossoró para o Mundo”, além de todas as despesas pagas, o município também vai custear o curso de inglês e o transporte para os alunos se deslocarem até o local do curso.

Para o curso de inglês 300 alunos serão selecionados, após cumprirem o curso haverá uma nova seleção para escolher os alunos que se destacaram na fluência do inglês. “Hoje é um marco histórico. Estamos lançando os editais, já em ato contínuo com início das inscrições para os programas ‘Partiu Brasil’ e ‘De Mossoró para o Mundo’, dois grandes projetos. O 'Partiu Brasil' vai dar oportunidade aos alunos de fazerem um intercâmbio cultural pelo Brasil. O 'De Mossoró para o Mundo', os alunos vão poder fazer um intercâmbio internacional”, destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.