quinta-feira - 05/10/2023

Prefeitura abre programação da campanha "Outubro Rosa" 2023

Por: Thiago Braga

Na manhã desta quinta-feira (5), a Prefeitura de Mossoró realizou a abertura da programação da campanha “Outubro Rosa”. O ato que marcou o início das atividades do movimento de prevenção e combate ao câncer de mama no município foi realizado no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

Com a campanha em desenvolvimento, Mossoró se junta a diversas outras cidades do Brasil e do mundo num grande movimento em prol da vida. Um movimento internacional para prevenção do câncer de mama, fornecendo orientações e informações à população sobre diagnóstico e tratamentos.

A solenidade reuniu profissionais que integram a rede de saúde municipal e demais secretarias, bem como representantes de instituições parceiras e sociedade civil. “Trabalhamos essa temática de prevenção ao câncer de mama, durante todo o ano, mas no mês de outubro o município intensifica todas as ações. É um momento importante, porque o câncer ainda continua matando muitas mulheres. No nosso município, precisamos trabalhar diariamente a promoção à saúde e à prevenção das doenças. É uma campanha que a gente tem vários parceiros. Estamos trabalhando de uma forma bem articulada, com várias instituições, com outras secretarias municipais de Assistência, Educação, porque a informação precisa chegar a todo o público. Trabalharemos em todas as unidades básicas de saúde do município, atenção básica e atenção especializada, zona urbana e zona rural, uma programação maravilhosa”, destacou Suiann Costa, coordenadora de Saúde da Mulher do município.

No encontro, o público participou de palestra informativa sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “É o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. É importante lembrar que quando a doença é diagnosticada precocemente pode ter até 95% de chances de cura. A campanha ‘Outubro Rosa’ vem justamente para lembrar que temos métodos eficazes para diagnosticar precocemente e ainda tratamentos. Mossoró possui equipamentos eficazes tão bons quanto qualquer centro no mundo que trabalha com rastreio, diagnóstico e tratamento de lesões. Diante disso, cabe alertar as mulheres para a realização dos exames e a prevenção”, informou Dennys Teixeira, mastologista.

“Prevenção é o ano todo, mas este mês dedicamos especialmente ao câncer de mama, o mais prevalente em mulheres. A gente tem uma grande chance de descobrir o câncer precocemente, aumentando a chance de cura. Por exemplo, se uma paciente descobre um câncer na fase B inicial, tem chances de cura de 95% a 100%. Isso é muito importante. Essa campanha é para a conscientização da população. Por meio de mamografia, de exame de rastreamento, você consegue descobrir ele muito mais cedo, isso permite que a gente consiga usar tratamentos menos agressivos, que a mulher consegue preservar sua mama fazendo cirurgias conservadoras e isso consegue que ela tenha uma sobrevida maior”, evidenciou Dr. Geison Freire, diretor-técnico da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha a campanha com uma ampla programação a ser desenvolvida nos equipamentos públicos do Município. Além disso, eventos e mobilizações com outras instituições devem ser realizadas para sensibilizar a população para a pertinência da temática.

“Esse é um mês onde a gente intensifica as ações. Lembrando que, durante todo o ano, o município segue realizando os exames para a gente identificar o quanto antes qualquer tipo de câncer, seja ele de colo, na área ginecológica ou na área mamária. Então é importante, durante esse mês, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde estamos intensificando, com os mutirões de ultrassonografias, os exames relacionados à saúde da mulher. A mulher que estiver em casa no momento e sentir a vontade pode procurar uma UBS e estaremos assim fazendo os encaminhamentos. No PAM, nós estaremos realizando um mutirão de ultrassonografia. Parceiros realizando as mamografias. É importante dar o primeiro passo, procurar a Unidade Básica de Saúde”, ressaltou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Primeira-dama do município, Cínthia Pinheiro.

A primeira-dama do município, Cínthia Pinheiro, prestigiou o evento representando o prefeito Allyson Bezerra. “É muito importante salientar que realmente é a questão do alerta e, acima de tudo, do cuidado. Cuidado para prevenir uma doença, cuidado com a saúde da mulher. Tudo isso para que possamos evitar o câncer de mama que pode ser fatal, mas se tratada precocemente, tem grande possibilidade de cura. A Prefeitura está com um mês intenso de realizações de conscientização, palestras, em todos os equipamentos de saúde, também com ultrassonografias. É importante destacar o cuidado que temos não só neste mês, mas que também é realizado durante todo o ano. Deixo aqui a minha mensagem de cuidado, de alerta, de preocupação e de esperança”, declarou.

“OUTUBRO ROSA” – Campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O movimento, celebrado anualmente, compartilha informações e promove a conscientização sobre a doença; proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade.

BRASIL – Em 2018, a Lei n.º 13.733 instituiu o mês de conscientização sobre o câncer de mama. No período, são desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema.