terça-feira - 05/02/2019

Prefeita Rosalba participa de reunião sobre regionalização e consórcio de Saúde

A prefeita Rosalba Ciarlini participou na manhã desta terça-feira (05) de uma reunião com o secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, prefeitos e secretários de saúde das regionais Oeste e Vale do Açu para discutir modelos de regionalização e consórcio intermunicipal de saúde. Essas iniciativas visam desafogar financeiramente municípios polos que prestam atendimentos a outras cidades, como Mossoró, e dar garantias de continuação da prestação de serviços de saúde. A prefeita Rosalba Ciarlini é uma defensora dos consórcios de saúde e da manutenção do diálogo entre governos Estadual e Municipais para equacionar dividas referentes aos atendimentos de saúde. “É importante que mantenha permanentemente esse diálogo. Não é fácil para Prefeitura arcar com todas essas responsabilidades sozinha. Precisamos dar as mãos e dialogar para encontrar caminhos, claro que cada um defendo o seu direito, mas também não se negando a cumprir os seus deveres. O consórcio é uma forma de compartilhar, que eu sempre fui defensora. Para vocês terem uma ideia, por Mossoró ser uma cidade polo 74 cidades circulam dia a dia trazendo seus pacientes.”, afirmou Rosalba. Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do RN (COSEMS/RN), Maria Eliza reforçou a necessidade de se discutir a pactuação de atendimentos de saúde dos municípios. "A Prefeitura de Mossoró, por exemplo, atende pacientes da macro Região do Oeste. Rosalba é prefeita de Mossoró, mas atende a todos esses municípios.”, destacou Eliza. A secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, destacou que o debate de regionalização e consórcios intermunicipais de saúde são discutidas há muitos anos. "Estamos aqui pra escutar e colaborar com o que for possível para os municípios da região oeste. A gente houve falar de regionalização e consórcio há muito tempo, mas o RN ainda não conseguiu colocar em prática. As cidades polos são as mais invadidas e as que mais prestam serviços. É preciso discutir. São poucos municípios que tem estrutura e como não têm mandam pra cidades maiores.", frisou Saudade. O Secretário de Estado do RN, Cipriano Maia, explicou como funcionária os consórcios de saúde. Destacou ainda que os Municípios precisam concordar e aceitar para efetivar a criação dos consórcios. "Estado e municípios entram para se juntar em um financiamento dos deveres e responsabilidades para garantir a prestação dos serviços públicos de saúde. Os consórcios serão mantidos com recursos próprios do estado, municípios e verbas federais que venham pra saúde. Estamos discutindo que formato vai ser esse consórcio. Qual o percentual que cada município vai entrar.”, disse. Nesta quinta-feira (06) a comitiva de prefeitos e secretários devem ir conhecer o modelo de consórcio na cidade de Russas, no estado do Ceará. Ainda durante o encontro o Cipriano Maia reconheceu os débitos que o Governo do Estado tem com a Prefeitura de Mossoró de contrapartidas obrigatórias. “Nós recebemos a gestão com atraso nos repasses de mais de um ano para Mossoró. Nosso compromisso é manter a regularidade dos repasses mensais deste Governo renegociando toda a dívida existente atrasada, mas não temos como anunciar uma data do pagamento dos atrasados. No momento que tivermos receitas vamos discutir um calendário de pagamento.”, garantiu o secretário de Saúde do Estado.