quinta-feira - 17/10/2019

Prefeita Rosalba participa da abertura da V SECITEX do IFRN em Mossoró

A prefeita Rosalba Ciarlini participou na noite desta quarta-feira (16), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, da solenidade de abertura da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (SECITEX/IFRN). A feira é o maior evento científico e cultural do IFRN que integra as principais iniciativas de pesquisa e extensão desenvolvidas pela Instituição anualmente.

A Prefeitura de Mossoró garantiu as condições necessárias de estadia do evento na cidade, que está acontecendo pela primeira vez no Município e chegando em sua 5ª edição. A Prefeita Rosalba Cialrini lembrou de toda sua luta como senadora da república para construção de 11 campi do IFRN em diversas cidades do interior do estado.

“O Rio Grande do Norte acompanhou de perto todo meu trabalho como senadora, para criar as unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em vários municípios do Estado. Sou autora de 11 Projetos de Lei do Senado (PLS) autorizando o Poder Executivo a criar os IFRNs. O governo assegurou recursos no Orçamento Geral da União (OGU) e implantou as unidades, seguindo as indicações que havíamos feito. Além da tramitação e aprovação, no site do Senado nos anais da Casa constam discurso por mim proferido no dia 23 de setembro de 2009, em sessão especial pelos 100 anos dos Centros de Educação Tecnológica (CEFETs). Ainda na tribuna do Senado, destaquei a aprovação dos IFRNs dos municípios de Lages, Nova Cruz, Umarizal, Ceará-Mirim, Goianinha, São Paulo do Potengi, Macaíba, Assu, Alexandria e Jucurutu e Canguaretama. Portanto, tenho uma história muito forte com o IFRN.”, afirmou Rosalba.

A prefeita ainda reforçou a oportunidade de Mossoró estar recebendo a SECITEX e afirmou que desde o primeiro momento a Prefeitura seria uma parceira da organização da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão.

“Quis o destino que eu voltasse a ser prefeita pela quarta vez e pudesse estar aqui hoje testemunhado a primeira Feira de Ciência, Tecnologia e Extensão em Mossoró. Esse é um momento muito importante para a cidade. Estamos trazendo mais conhecimento, trocando experiência, mostrando resultados das pesquisas e extensão, movimentando a cidade com ciência e também economia, pela presença expressiva de participantes deste evento. Desde o primeiro momento quando fui procurada pelos dirigentes e professores da nossa unidade do IF, disse que a Prefeitura seria parceria.”, finalizou Rosalba.

O reitor do IFRN Wyllys Farkatt Tabosa agradeceu em público toda atenção e interesse da prefeita em realizar a SECITEX em Mossoró. “Primeira parceria importante para realização da SECITEX na cidade foi a Prefeitura de Mossoró. Toda estadia no teatro e da Estação das Artes foi custeado pela Prefeitura. Muito obrigado prefeita pelo apoio e parceria.”, afirmou Wyllys, acrescentando ainda que o IFRN tem em média 45 mil estudantes e que muito deles estão participando da SECITEX em Mossoró.

Realizada de forma itinerante, a SECITEX chega em Mossoró, onde está sediado um dos 21 campi do IFRN, com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão já ocorreu nas cidades de Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016), Caicó (2017) e Natal (2018).

Os mossoroenses e indivíduos de outras cidades que desejam conferir os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do IFRN e trocar conhecimentos sobre ciência, tecnologia e empreendedorismo podem visitar a V SECITEX de 16 a 18 de outubro na Estação das Artes e conferir a programação cultural no Teatro Dix-huit Rosado.