quarta-feira - 05/04/2017

Prefeita Rosalba Ciarlini recebe cooperativas de agricultores

A prefeita Rosalba Ciarlini e a secretária executiva de Agricultura e Recursos Hídricos Katherine Bezerra se reuniram na tarde de hoje, 05, com duas cooperativas que representam agricultores familiares. A Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COOAFAM) e a Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (COODAP) vieram apresentar reivindicações das comunidades e pedir apoio para desenvolvimento de projetos.

O secretário da Cooafam, Jales Oliveira, destacou que um dos principais pontos do encontro foi o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), cujo pagamento ficou atrasado pela gestão passada.

Os agricultores também solicitaram apoio da Prefeitura em relação a um ponto de apoio e comercialização dos produtos vindos da agricultura familiar, além de parceria no sentido de assistência técnica para a implantação de uma Escola Digital, na Comunidade de Pau Branco. “Temos os computadores que foram doados a cerca de dois anos, através de solicitação que fizemos ao Ministério das Comunicações. Gostaríamos de uma estrutura física, que poderia ser na casa onde funciona a Estratégia de Saúde da Família. Lá tem uma sala desocupada”, disse Jales Oliveira.

O representante da cooperativa explicou que este projeto vai beneficiar além da comunidade de Pau Branco, outras vizinhas, no sentido de oferecer cursos de informática básica, entre outros serviços. “Poderia oferecer capacitação profissional, além de serviços do cotidiano, como uma pesquisa escolar para os alunos, tirar uma xérox, quando necessário, entre outros”, continuou.

A prefeita Rosalba Ciarlini orientou a secretária Katherine Bezerra para que buscasse junto ao Sebrae a parceria para os cursos de capacitação e garantiu a manutenção da sala solicitada pelas cooperativas. “Vamos fazer um trabalho em conjunto, de forma que sirva não para uma família, mas para toda a comunidade”, garantiu a prefeita.

Os agricultores ainda apresentaram à prefeita problemas relacionados à infraestrutura das comunidades, como manutenção de poços e vias. A prefeita assumiu o compromisso de ir até as comunidades e ver o que pode ser resolvido sobre as questões.