quinta-feira - 31/10/2019

Prefeita Rosalba Ciarlini participa de Workshop sobre Autismo

A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretária de educação Magali Delfino, participou na noite desta quarta-feira, 30, do II Workshop Autismo: TEAr comunicação e aprendizagem com todos, realizado pela secretaria municipal de educação, por meio da divisão de educação especial. O encontro teve a participação de professores e estagiários de alunos com autismo, professores, supervisores e diretores das unidades educacionais do município e também de integrantes de Associações e universidades parceiras.

A secretária de educação, Magali Delfino, falou dos avanços na educação especial do município nos últimos anos. “Quando assumimos em 2017 nós tínhamos 572 alunos com alunos especiais. Nós avançamos muito nesses três anos, hoje temos na nossa rede 1072 alunos onde 270 deles possuem transtorno do espectro autista e nós temos que cada vez mais entender e compreender essas crianças e adolescentes”, falou a secretária.

Magali também destacou a importância de eventos como o workshop para os profissionais que trabalham diretamente com os alunos especiais. “Esse workshop vem para capacitar nossos gestores, pais de alunos que aqui se encontram, associações e universidades. Hoje é um dia de muito aprendizado para todos nós para que nós possamos compreender e trabalhar melhor a aprendizagem de nossos alunos com Tea e assim dando continuidade ao planejamento na área de formação continuada”, disse.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância da capacitação para os educadores que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes especiais da rede de ensino. “É importante melhorar a qualidade de ensino, mas um ensino inclusivo e para todos. Essa capacitação permanente com nossa rede é importante para que os educadores estejam sempre antenados com as mudanças e novas ideias para que os pais saibam que seus filhos estão bem acolhidos e tem seu espaço na escola", disse Rosalba.