quarta-feira - 06/11/2019
Prefeita Rosalba Ciarlini integra comitiva de prefeitos na AL para debate sobre impactos do Proedi
Por: Comunicação
Mais de 80 prefeitos participaram de reunião realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A sessão teve como objetivo tratar sobre os impactos do decreto do Governo do Estado que instituiu o Proedi, reduzindo os repasses de ICMS aos municípios. A prefeita Rosalba Ciarlini integrou a reunião que contou ainda com 14 deputados.
Rosalba destacou a necessidade de apoio dos deputados para uma negociação com o Governo. A prefeita de Mossoró ressaltou que já havia alertado sobre essas dificuldades desde que foi publicado o decreto. “Eu fui uma das primeiras a levantar a voz nas reuniões da Femurn. Se deixa de receber ICMS dentro de uma programação que se faz, passamos por uma dificuldade imensa. Assumimos a prefeitura com muitos débitos, três folhas em aberto e conseguimos com muito esforço colocar em dia. Então toda perda de recursos representa muito diante desse cenário. Estamos aqui defendendo os municípios para defender o Rio Grande do Norte”, enfatizou Rosalba em seu discurso.
De acordo com dados da federação, as perdas ultrapassarão R$85 milhões. O Governo chegou a apresentar proposta compensatória, mas foi rejeitada pelos gestores. O assunto foi deliberado em assembleia no último dia 24.
Como resultado do encontro, ficou definida uma reunião com o Governo para o próximo dia 08, sexta-feira.