quarta-feira - 06/11/2019

Prefeita Rosalba Ciarlini integra comitiva de prefeitos na AL para debate sobre impactos do Proedi

Mais de 80 prefeitos participaram de reunião realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A sessão teve como objetivo tratar sobre os impactos do decreto do Governo do Estado que instituiu o Proedi, reduzindo os repasses de ICMS aos municípios. A prefeita Rosalba Ciarlini integrou a reunião que contou ainda com 14 deputados.

Rosalba destacou a necessidade de apoio dos deputados para uma negociação com o Governo. A prefeita de Mossoró ressaltou que já havia alertado sobre essas dificuldades desde que foi publicado o decreto. “Eu fui uma das primeiras a levantar a voz nas reuniões da Femurn. Se deixa de receber ICMS dentro de uma programação que se faz, passamos por uma dificuldade imensa. Assumimos a prefeitura com muitos débitos, três folhas em aberto e conseguimos com muito esforço colocar em dia. Então toda perda de recursos representa muito diante desse cenário. Estamos aqui defendendo os municípios para defender o Rio Grande do Norte”, enfatizou Rosalba em seu discurso.

De acordo com dados da federação, as perdas ultrapassarão R$85 milhões. O Governo chegou a apresentar proposta compensatória, mas foi rejeitada pelos gestores. O assunto foi deliberado em assembleia no último dia 24.

Como resultado do encontro, ficou definida uma reunião com o Governo para o próximo dia 08, sexta-feira.