quinta-feira - 27/09/2018

Prefeita prestigia Sessão Solene dos 135 da abolição da escravatura em Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró realizou na manhã desta quinta-feira, 27, uma sessão solene em homenagem ao pioneirismo de Mossoró na abolição da escravatura, em 1883, cinco anos da Lei Áurea. Na ocasião ainda foram conferidos diplomas, troféus e medalhas em reconhecimento a 42 pessoas e entidades por trabalhos prestados ao município. 27-09-2018-Sessão Solene na CMM - 135 Abolição da Escravatura - Luciano lellys (223) A prefeita Rosalba Ciarlini e a vice-prefeita Nayara Gadelha estiveram presentes na sessão. Rosalba lembrou que a abolição da escravatura foi apenas um ato de liberdade. “Mossoró pôs fim de uma vez por todas à discriminação e a humilhante posição subalterna do negro na sociedade, mas também é pioneira em todos os episódios que marcam a história política como o primeiro voto feminino, a resistência ao bando de Lampião e o motim das mulheres”, destacou. 27-09-2018-Sessão Solene na CMM - 135 Abolição da Escravatura - Luciano lellys (47) Rosalba convocou os presentes na Câmara para participarem do Cortejo Cultural da Liberdade, que será realizado no próximo dia 30, domingo, a partir das 19h, na Avenida Rio Branco. “Com espírito libertário, convoco a todos para sairmos às ruas e mais uma vez celebrarmos a nossa conquista. Vamos encher a Avenida Rio Branco, nosso Corredor Cultural, expressando a nossa alegria e orgulho de estarmos na Terra da Liberdade”, continuou. A prefeita lembrou ainda que nesta sexta-feira, 28, será a última apresentação do Auto da Liberdade, no Teatro Dix-huit Rosado, juntamente com a Assembleia Universitária da UERN. “A UERN é uma simbologia que se inclui nos fatos históricos contemporâneos voltados à educação, e é a nossa quinta liberdade”, concluiu. 27-09-2018-Sessão Solene na CMM - 135 Abolição da Escravatura - Luciano lellys (246)