quinta-feira - 09/07/2020

Prefeita anuncia ampliação da ação de testagem de casos de COVID-19 com drive thru na Estação das Artes

A Prefeitura de Mossoró já realizou mais de 14 mil testes de COVID-19, entre os do tipo SWAB (coleta de secreção nasal) e os testes rápidos (feitos a partir de uma amostra sanguínea). Mas, entendendo a necessidade de conhecer melhor a real situação da COVID-19 em Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde já adquiriu 10 mil novos testes, dos quais 5 mil já estão na cidade.

Dos mais de 14 mil testes já realizados até o momento na cidade, a prefeita explica que sete mil foram enviados em duas remessas pelo Ministério da Saúde, cinco mil são fruto de uma importante parceria com o Instituto de Medicina Tropical, 1.800 foram adquiridos pela Prefeitura de Mossoró, e 600 proveniente de doações de empresas logo no início da pandemia.

Durante Live realizada no seu perfil pessoal em uma rede social, na tarde desta quinta-feira (9), a Prefeita Rosalba Ciarlini informou a agenda com novas ações de testagens realizadas nos mercados públicos. Segundo informou, nesta sexta-feira (10), serão realizados testes no Mercado do Alto da Conceição, e na segunda-feira (13), no mercado do Bom Jardim. Ações semelhantes já foram realizadas na Cobal, no Mercado do Vuco-Vuco e no Mercado Central. “Nessas ações estamos testando os trabalhadores desses locais, que estão em contato direto com a população, para orientá-los caso dê positivo encaminhando para tratamento médico e isolamento. Além de orientar a todo o público sobre os cuidados principais que devem ser tomados para evitar a contaminação e transmissão do vírus”, enfatiza.

Outra ação anunciada pela Prefeita Rosalba Ciarlini, que será realizada na sexta-feira da próxima semana, foi o drive thru para realização de mais testes rápidos. Nesta ação que acontecerá na Estação das Artes, serão realizados testes nos indivíduos que fazem parte dos grupos de risco, como idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, além de pessoas que tiveram nos últimos 15 dias sintomas comuns a COVID-19. A expectativa é que sejam realizados mais de mil testes rápidos nesta ação.

A prefeita disse ainda que as pessoas que forem testadas durante o Drive Thru preencherão um formulário, e receberão o resultado por telefone. Os que tiverem diagnóstico positivo receberão todas as orientações sobre os cuidados que deverão ter, qual unidade de saúde deverão procurar para iniciar o tratamento. “Não é só testar, vamos orientar essas pessoas, e encaminhar para atendimento médico. Para isso estamos ampliando a equipe médica da Unidade de Campanha da UPA do Belo Horizonte, criando mais consultórios, para que todos sejam atendidos, sem que haja aglomeração, com toda a segurança necessária”.

Rosalba Ciarlini disse ainda que essa ação de Drive Thru para a realização de testes deve ser realizada em outras regiões da cidade, como os Abolições, o Belo Horizonte, para atender um número ainda maior de pessoas.

Na próxima semana, a prefeita viaja a Brasília na companhia do Deputado Federal Beto Rosado, para tentar trazer os 20 mil testes que solicitou junto ao Ministério da Saúde, com o objetivo de realizar a testagem de um número ainda maior de mossoroenses.

Durante a live, a Prefeita falou sobre a compra de mais de 50 mil máscaras que serão distribuídas entre as escolas municipais para o momento de retomada das aulas, além dos termômetros para verificar a temperatura dos profissionais e das crianças. “Em relação à educação, continuamos prestando assistência a cerca de 22mil crianças da rede municipal, dando cesta básica com recursos da merenda, além das aulas por meio da internet, e para aqueles que não têm acesso estamos enviando para suas casas as atividades. E acompanhando a curva dos casos para poder retomar as aulas no momento de maior segurança”.

Retomada da Economia

A prefeita Rosalba Ciarlini também falou sobre desse novo momento de retomada da economia, partindo da abertura gradual do comércio. A chefe do Executivo fez questão de destacar a importância de se manter os cuidados essenciais como a higienização, uso de máscaras, não aglomerar. “A gente precisa contar com a ajuda da população. Não é porque o comércio está voltando a funcionar de forma gradual que devemos nos descuidar. As empresas devem seguir o Protocolo Sanitário Municipal”.

Dentro do plano de reabertura gradual está a flexibilização do funcionamento de lanchonetes e restaurantes. “Tudo está sendo feito no seu momento. Vai chegar o momento do shopping e das grandes galerias, para que aconteça com maior segurança para todos”, explica a prefeita. A prefeita também lembrou a criação do Centro de Formação Estratégica de Vigilância em Saúde(CIEVS), que funciona 24h, recebendo denúncias sobre o desrespeito as medidas de segurança e prevenção, além de monitorar o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a frequência, o atendimento, as vagas.