quinta-feira - 04/06/2020

Praça do Conjunto Freitas Nobre recebe projeto de plantio de árvores

A Prefeitura de Mossoró, através do Departamento de Parques e Jardins, realizou o plantio de espécies na praça Dermival Pedro da Silva, localizada no Conjunto Freitas Nobre. O local recebeu a substituição de algumas plantas de menor porte por outras maiores, auxiliando no sombreamento e diversidade de espécies.

Na praça do conjunto os 15 ipês roxos foram trocados por ipês rosas, também com características nativa. Já 15 espécies do tipo trapiá foram substituídas por moringas, que são exóticas.

O trabalho de arborização de praças e logradouros públicos inclui ainda 78 novas árvores, entre frutíferas e arbóreas, na sua maioria nativas da caatinga, com predominância de aproximadamente 65%. Das frutíferas podem ser citadas: cajarana, manga, caju, tamarindo e goiaba. Já dentre as arbóreas: caraibeira, ipê roxo, trapiá, oiti, flamboyant. As árvores selecionadas pelo Departamento de Parques e Jardins são de pequeno e grande porte. “As exóticas que estamos usando são adaptadas. A própria praça já tem atualmente um acervo de algumas plantas que conseguiram permanecer e várias delas são nativas”, informa Nôra Aires, coordenadora do Departamento de Parques e Jardins.

Após a finalização do trabalho na praça do Freitas Nobre, as equipes seguem para o plantio nos seguintes equipamentos: Praça Geraldo Couto, Praça da Barragem, Praça Teresa Néo, Praça José Agripino e Praça da UBS Joaquim Saldanha.

Em áreas públicas, a partir da análise do local, são selecionadas as espécies que tenham porte, forma e tamanho de copa compatíveis com o espaço disponível para o plantio. As árvores de grande porte são as que possuem acima de 10 metros de altura, as de médio são as de 5 metros a 10 metros e as de pequeno porte com até 5 metros de altura.

O plantio de mudas ocorre em diversos bairros da cidade. A iniciativa, realizada por meio de convênio firmado com a UFERSA, tem como objetivo o plantio de 10 mil mudas em 2 anos.