segunda-feira - 22/02/2021

População poderá escolher cursos e oficinas do projeto Geração de Oportunidades através de consulta pública

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, lançou nesta segunda-feira, 22, a consulta pública para que a população encaminhe sugestão de cursos e oficinas que possam ser desenvolvidos pela pasta futuramente, através do projeto Geração de Oportunidades. O lançamento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alto de São Manoel, localizado na Rua Vicente Leite, no bairro Planalto 13 de Maio.

O intuito da secretaria é dar voz para a comunidade escolher que cursos ou oficinas deseja participar. “A consulta pública tem o intuito da população ter voz ativa na comunidade. 2021 vai ter esse formato da população escolher o curso que ele acha melhor para a população”, frisou Rute Pereira, coordenadora do Projeto Geração de Oportunidades.

A coordenadora explica que o formulário foi entregue para cada gestor dos CRAS do município. Eles vão ficar responsáveis pela busca ativa desses cursos e oficinas sugeridos pela população para saber qual o melhor para cada bairro. “Depois de fazer essa busca ativa nós fazemos o processo de qual foi o curso mais pedido através desse formulário entregues aos diretores dos equipamentos”, falou Rute.

Participantes do curso de salgados. Foto: Wilson Moreno/PMM

Durante o lançamento, na manhã desta segunda-feira, 22, aconteceu também a abertura da turma do curso de Salgados do CRAS do Alto de São Manoel. A partir da consulta pública, novos cursos e turmas serão lançados em breve.

A dona de casa Maria Lúcia é uma das participantes do curso de salgados. A mulher de 56 anos disse que é de suma importância essas ações para pessoas que estejam no momento desempregadas e que coloquem em prática o que aprender no curso.

“Tem muita dona de casa que não tem nenhuma renda e um curso desse vem a acrescentar, ou seja, ela vem faz o curso e no dia a dia vai colocando em prática o que aprendeu. Hoje tem muita gente desempregada. Um curso desse aqui só vem enriquecer. Para mim é muito importante. Chegou na hora certa”, disse Maria Lúcia.

A equipe do CRAS do Alto de São Manoel lembrou as participantes do curso as recomendações de distanciamento social e higiene. Foi recomendado o uso de máscara e a limpeza das mãos através da utilização de álcool em gel. Por fim, disse ainda que quem estiver com algum sintoma relacionado a Covid-19 quem não se dirija ao local e permaneça em casa em isolamento.