segunda-feira - 27/07/2020

Poetas e cordelistas discutem lei Aldir Blanc com Secretaria Municipal de Cultura

Seguindo o cronograma de reuniões para esclarecimentos sobre a Lei emergencial Aldir Blanc, a Secretaria Municipal de Cultura reuniu na manhã desta segunda-feira, 27, através da plataforma Google Meet, poetas e cordelistas da cidade. Esta já é a segunda semana de reuniões com os segmentos culturais para este fim.

O encontro contou com a presença de Caio César Muniz, Aírton Cilon, Ademar Alves, Lalauzinho de Lalau, Danilo, Queiroz, Gualter Alencar, karla Araújo, Lígia Teixeira, Symara Tâmara e Marcus Vinícius.

A secretária de Cultura Isaura Amélia Rosado destacou que a Lei Aldir Blanc ainda não foi regulamentada, com relação aos encaminhamentos e ao repasse, e que por isto, alguns pontos podem ser alterados. “No momento nós estamos conversando sobre a lei que já está publicada, com as discussões que já têm sido feitas tanto pelos secretários estaduais, quanto municipais de Cultura do Brasil”, afirmou.

Durante a reunião, a técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Joriana Pontes fez um panorama da Lei, destacando quem e como pode acessar os benefícios da lei, e lembrou que Mossoró deve ser contemplada com aproximadamente R$ 2 milhões e o Estado cerca de R$ 33 milhões. “É importante que vocês acessem os cadastros do município e do estado. O do município já foi lançado e estamos com um balcão de atendimento no Teatro Dix-huit Rosado, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, para atender aos que tiverem dúvidas em acessar o cadastro”, informou.

Ela lembrou ainda que os beneficiados devem dar a sua contrapartida pelos recursos que estão recebendo. “A contrapartida que a lei orienta é a oferta de ações gratuitas à comunidade, conforme a pactuação com o ente federativo, que é o município ou o estado. Estes devem assegurar ampla publicidade a essas prestações de contas”, acrescentou Joriana Pontes.

Gualter Alencar, presidente da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, destacou que o órgão o qual ele representa tem a missão de tentar oferecer subsídios culturais e valorizar o poeta e cordelista. “Nós estamos com o lançamento da Cordelteca e espaços culturais em comunidades como Pedra Branca e Jucuri, que estão precisando deste apoio. A gente vê essa dificuldade para aqueles e aquelas que não tem um recurso além da literatura de cordel. Nós da Academia utilizamos o espaço da Estação das Artes, que eu agradeço a secretária”, afirmou.

Sobre o projeto da Cordelteca, a secretária Isaura Amélia explicou que o presidente da academia e os demais membros devem sugerir para os editais. “Precisa sugerir aos editais, de acordo com a necessidade de vocês, e serão atendidos através desses editais, mas o apoio ao espaço cultural é só um. Cada poeta, de forma individual pode entrar por conta própria no auxílio de R$ 600, e também sugerir editais que abrigue o pleito de vocês. Aconselho que façam também o cadastro pela Fundação José Augusto para que possam também acessar o benefício pelo estado”, frisou.

O cronograma de reuniões segue de acordo com os agendamentos feitos através da Secretaria Municipal de Cultura.