sexta-feira - 06/09/2019

PMM e Sebrae encerram primeiras turmas de cursos do Convênio Prosperar

Fora do mercado de trabalho há dois meses, Jucélia da Silva Inácio, foi uma das participantes do curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente, que aconteceu ao longo da última semana a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além do curso de “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 6, a turma do curós de “Técnicas de Vendas”, ambos na sede da secretaria, antiga Funger. A qualificação profissional integra as ações do Convênio Prosperar,  é firmado entre a Prefeitura Municipal de Mossoró e o Sebrae.

Jucélia da Silva Inácio diz que viu no curso de “Qualidade no Atendimento ao Cliente” uma oportunidade de aprender mais, enriquecer seu currículo, se capacitar para novas vagas de emprego. “Esses cursos abrem muitas portas nas empresas. Estou a dois meses parada, trabalhei em lanchonete, padaria, sempre nessa área de alimentação, e tenho batalhado muito para conseguir uma oportunidade de voltar para o mercado de trabalho. Vou fazer outros cursos. O curso é ótimo, passa muito aprendizado, pretendo fazer outros cursos e oficinas disponíveis aqui na Secretaria de Desenvolvimento Econômico”.

A diretora do Setor de Empregabilidade, Sinara Lopes, explica que o encerramento das turmas foi marcado pela entrega de certificados aos participantes.  “Os cursos foram idealizados para dar a oportunidade aos participantes de reciclarem seus conhecimentos,  pensando nas vagas de final de ano, as vagas temporárias. E como foi falado durante o curso, os bons geralmente ficam no emprego. E o nosso desejo é que cada participante consiga ficar no mercado de trabalho, que é competitivo”, afirma.

Sinara Lopes lembrou que a secretaria está com inscrições abertas para novos cursos e que está de portas abertas para atender cada participante, para ajudar, orientar, em tudo que estiver ao seu alcance. “Desejamos sucesso, e quem quiser aproveitar já pode se inscrever nos cursos que vão acontecer na Faculdade Pitágoras, em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Será uma semana de treinamentos, de muito aprendizado para todos, em que cada dia será abordado um dia diferente”, frisa.

A instrutora do Sebrae, responsável pela capacitação, Cristina de Freitas Barreto, diz que o curso é de grande importância, para dar uma orientação aos participantes, que em sua maioria. “Percebemos que está todo mundo perdido, todo mundo querendo uma orientação, e eles foram contemplados com uma hora de orientação após o curso, para que possam ter o norte para negócios que alguns já desenvolvem, ou pretendem desenvolver, sobre construção de currículo”.

Para ela, ações como essa deveriam ser implementadas constantemente, já que acredita que a  parceria entre a PMM e o Sebrae é de fundamental importância para possibilitar esse tipo de capacitação. “Com o certificado desses cursos, eles podem chegar para a empresa com o currículo e dizer o que aprenderam e em que podem contribuir, isso faz toda a diferença. Desejo sorte a todos eles”.

A analista do Sebrae, Marcione Fernandes, explica que os cursos realizados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, são parte da parceria entre Prefeitura de Mossoró e Sebrae, através do convênio Prosperar, que tem o objetivo de capacitar as pessoas, que estão em busca de emprego, por gerar além da qualificação, possibilitar uma orientação para quem deseja montar um negócio.