quarta-feira - 04/09/2019

PMM e Comando Militar do Nordeste definem data de início das atividades do Forças no Esporte

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 4, a Prefeitura Municipal de Mossoró e o Comando Militar do Nordeste, definiram a data de início das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), no Município. O programa que terá como sede o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Barrocas será iniciado no dia 7 de outubro, e atenderá 100 crianças e adolescentes, dos 3 aos 17 anos.

Participaram da reunião, a Chefe de Gabinete, Fernanda Kallyne, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, a gerente de Proteção Básica, Paula Gurgel, responsável pela coordenação do programa, e o Procurador Geral Adjunto, Júlio César Soares.

Reunião aconteceu no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência.

Em Mossoró, o programa será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, através da Gerência de Atenção Básica. A secretária Municipal de Desenvolvimento Social Lorena Ciarlini, enfatiza que esta é mais uma reunião do processo de implementação do Profesp em Mossoró, que acontece de forma pioneira, já que como iniciativa da gestão municipal o programa adotará um novo formato, que inclusive deverá servir de espelho para outros municípios.

“Para a realização do projeto, o município está responsável por garantir toda a estrutura física e de pessoas necessárias. O Tiro de Guerra entra como coparticipante, realizando palestras, orientações sobre civismo, valores morais e de ética. Já o Banco do Brasil entra para estruturar financiando a compra de equipamentos, materiais, fardamentos. Definimos hoje o início do projeto para o mês de outubro. Na próxima semana estaremos em Brasília participando de uma capacitação juntamente com o Banco do Brasil, que fará os repasses para o projeto”

Representando o Programa Forças no Esporte (PROFESP), estiveram presentes o Coronel Silveira, do Comando Militar do Nordeste, o coronel França Júnior, chefe da Subseção de Tiro de Guerra de Mossoró, do comando da 7ª Região Militar, o subtenente Tavares, instrutor do Tiro de Guerra de Mossoró, que compõe essa estrutura, por intermédio do Tiro de Guerra, que em parceria com a Prefeitura de Mossoró fará o programa funcionar.

O Coronel Silveira afirma que o Comando Militar do Nordeste viu a iniciativa da Prefeitura de Mossoró de uma forma muito positiva. “Evidente que o Tiro de Guerra vai apoiar a iniciativa do município, dentro das possibilidades por se tratar de um órgão que tem muita limitação, e o encontro de hoje foi realizado para tratar alguns pontos e ajustar a realização do Profesp aqui no município. Nós vemos com bons olhos, e como é um projeto piloto, visualizamos o andamento das atividades, que servirá até para espelhar outras iniciativas de outros municípios. Gostaríamos de parabenizar a prefeitura de Mossoró por esta iniciativa que sem dúvida irá beneficiar um publico bastante carente desse tipo de ação”, frisa.

O representante do Comando Militar do Nordeste, Coronel Silveira, explica que o Profesp é desenvolvido pelas Forças Armadas com a coordenação do Ministério da Defesa e do Comando das Operações Terrestres, no âmbito do Exército. É desenvolvido dentro dos quartéis, que abrem seus portões para os alunos  matriculados na rede pública de ensino municipal e estadual,  que são selecionados pelas secretarias de educação dos estados e municípios, sendo priorizados aqueles que tem uma maior vulnerabilidade social.

Ainda segundo o Coronel Silveira, cada núcleo de atividade esportiva, em cada organização militar, é composto por 100 alunos . “O esporte educacional é o pano de fundo, que orienta o desenvolvimento do programa, mas paralelamente à prática de esporte vem a inserção de valores como a cidadania, os valores morais e éticos, tudo isso dentro dos quartéis se procura incutir nas crianças e adolescentes. É um programa de inclusão social e uma causa muito nobre. Coronel Silveira, coordenador do Programa Forças no Esporte (Profesp) no âmbito do Comando Militar do Nordeste, que tem atuação da Bahia ao Piauí são 8 estados”.