segunda-feira - 29/11/2021

Patrulha Maria da Penha de Mossoró participa de encontro na capital do Estado

Por: Wesley Duarte

A Patrulha Maria da Penha, pertencente à Guarda Civil Municipal de Mossoró, participou na última sexta-feira (26), do 3º Curso de Formação Continuada para a Patrulha Maria da Penha. O encontro promovido pela Secretaria de Segurança de Natal aconteceu no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal/RN. O evento reuniu representantes das Patrulhas Maria da Penha da capital e região metropolitana.

Em Mossoró, a Patrulha Maria da Penha é referência para outras cidades do Estado. Isso porque as equipes conquistaram excelentes resultados durante os 12 meses de atuação na cidade. Durante o encontro, a equipe de Mossoró compartilhou a metodologia utilizada nas ações educativas e preventivas no município.

Coordenadora de ações educativas da Patrulha, Lilian Cinthya pontua que as capacitações são fundamentais para aperfeiçoar o serviço prestado à sociedade. “É de suma importância a participação das patrulhas nesses encontros. Os cursos promovem a troca de informações, que são de extrema importância para nosso dia a dia”, disse.

Mais de 300 mulheres vítimas de violência doméstica são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha em Mossoró. As ocorrências são encaminhadas para as equipes por meio da gerência central do Juizado de Violência Doméstica e Familiar e Varas Criminais. O Juizado informa a patrulha sobre as medidas protetivas e risco dos casos e conforme a prioridade e grau de vulnerabilidade, as equipes iniciam o acompanhamento.

A Patrulha Maria da Penha atende através do disque-denúncia (153), a ligação é gratuita. A equipe também conta com o número (84) 9 8631-7000, onde recebe mensagens de texto, áudio, vídeo e até mesmo a localização do fato.