sábado - 08/11/2025
Passagem de Pedra recebe segunda edição do projeto “Cine Rural”
Por: Edinaldo Moreno
Neste sábado (8), a comunidade de Passagem de Pedra, na zona rural de Mossoró, recebeu a segunda edição do projeto “Cine da Rural”, realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Cultura. A iniciativa tem como propósito levar o cinema e a cultura mossoroense às comunidades rurais, democratizando o acesso às produções locais e fortalecendo o vínculo entre arte, educação e cidadania.
O “Cine da Rural” exibe gratuitamente o filme “Chuva de Bala no País de Mossoró”. Ele é uma produção audiovisual gravada durante o período da pandemia da Covid-19, que retrata um dos episódios mais marcantes da história do município. A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Mossoró em democratizar o acesso à cultura, valorizar a produção artística local e aproximar a população da zona rural das expressões culturais da cidade.
“A Secretaria de Cultura entende a importância de trazer esse projeto para a zona rural e dando acesso aos moradores das localidades rurais terem acesso as produções que valorizam nossa cultura. O filme traz a história e da invasão e da resistência do povo de Mossoró ao Bando de Lampião”, disse a coordenadora do projeto, Sâmara Pinheiro.
Analice da Silva tem 12 anos e é moradora da comunidade de Passagem de Pedra. Mesmo já tendo assistido a produção mossoroense esteve presente na praça onde o filme foi exibido para acompanhar novamente a história de resistência mossoroense. “Eu já assisti o filme uma vez e hoje vou assistir de novo essa história da resistência do povo de Mossoró ao bando de Lampião. Ele traz para gente a importância de nossa cultura e valorização dela”.
Maria Evelyn estava no local para assistir ao filme outra vez e também destacou essa importância da Prefeitura de Mossoró levar o projeto para a zona rural. “Eu acho de grande importância a Prefeitura trazer para a zona rural esse filme para apresentar aos moradores. Mesmo já tendo assistido uma vez, estava com expectativa muito grande para ver novamente esse filme que conta a nossa história de resistência”, disse a adolescente de 14 anos e também moradora de Passagem de Pedra.
A primeira edição foi realizada em São Romão. A ação valoriza a arte e a identidade regional.