sábado - 09/10/2021

Parceria Prefeitura e Fecomércio garante exames gratuitos para mulheres

Por: DIRETI

A campanha “Outubro Rosa 2021” ganha um reforço em Mossoró no combate ao câncer de mama e de colo uterino. É que uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mossoró e a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO/RN) está possibilitando às mulheres mossoroenses realizarem exames de mamografia e preventivos inteiramente grátis. O convênio foi oficializado na noite de ontem (8), pelo prefeito Allyson Bezerra e pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.

A parceria trouxe para Mossoró, pela primeira vez, o projeto “Carreta Saúde Mulher Sesc”, cuja ações estão acontecendo em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), responsáveis pela realização dos cadastros das mulheres. O projeto tem a meta de realizar quase 4 mil exames entre mamografias e preventivos durante todo este mês e até o final de novembro.

Os exames já foram iniciados na segunda-feira (4) e o projeto vai ser desenvolvido no município por 60 dias. O evento de formalização da parceria aconteceu nas dependências do Sesc, onde a Carreta Saúde Mulher está estacionada. Na ocasião, o prefeito Allyson Bezerra ressaltou a importância dessa aliança. “Nós sabemos como é difícil precisar de um serviço de saúde e não ter acesso. Por isso estamos muito felizes com esta parceria que vai garantir exames importantes para as mulheres. Quero aqui reafirmar que o município não vai medir esforços para garantir que a população tenha serviços de saúde de qualidade”, declarou Allyson.

A cerimônia contou também com as presenças da secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas; do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim; de vereadores, empresários, servidores do Sesc e convidados.

AÇÃO SOLIDÁRIA – Após a solenidade oficial, exemplos de solidariedade foram expostos aos convidados promovidos por duas funcionárias do Sesc Mossoró. A professora Tatielle Morais e a secretária Pollyana Tabita realizaram os cortes dos cabelos para serem doados a uma instituição que fabrica perucas para serem doadas a mulheres vítimas de câncer.

A ação das servidoras emocionou os presentes. “Eu pratico essa ação desde 2015, a cada ano em outubro eu corto meu cabelo e faço a doação. Desde a primeira vez, a iniciativa foi minha e me sinto muito bem sabendo que posso tornar a vida de uma mulher mais feliz”. A declaração é da professora Tatielle Morais.

O sentimento que move a secretária Pollyana Tabita se assemelha ao da professora Tatielle. “Eu cortei o cabelo a primeira vez para doar há dois anos, e fico sempre torcendo para que ele cresça logo pra cortar novamente e fazer a doação. Eu me sinto muito bem sabendo que ao doar meu cabelo eu estou contribuindo para que uma mulher retome a sua autoestima. Sinto-me muito feliz”, destacou Pollyana.