segunda-feira - 13/12/2021
Parceria da Prefeitura com Diocese garante segurança a devotos e procissão encerra com sucesso festejos de Santa Luzia
Por: Fábio Oliveira
Em clima de muita fé e paz, foi encerrada na tarde/noite desta segunda-feira, 13 de dezembro, em Mossoró, a Festa de Santa Luzia, padroeira do município. A tranquilidade do evento foi garantida pela atuação da Prefeitura e parceiros.
Considerada a maior manifestação religiosa da região, a festa, que ao longo do dia registrou a promoção de missas, foi concluída com a realização da tradicional procissão.
Ano passado, em face da pandemia da Covid-19, parte da programação religiosa foi executada de forma virtual e a procissão deu lugar a uma carreata que percorreu vários bairros de Mossoró. Este ano, no entanto, toda a festividade retornou ao formato presencial, mas observando os protocolos sanitários.
A procissão, que este ano saiu da Capela da Mãe Rainha, localizada no Conjunto Ulrick Graf, manteve a tradição de grande participação popular, arrastando uma multidão de fiéis até a Catedral de Santa Luzia, onde foi realizado o cerimonial de encerramento. A estimativa da organização é que mais de 100 mil pessoas tenham acompanhado o cortejo.
Mais uma vez, o acompanhamento foi marcado pela organização, segurança e fé dos devotos da santa protetora dos olhos, muitos deles vindos de outras cidades e estados.
De mãos dadas com a Diocese, a Prefeitura de Mossoró foi uma das parceiras responsáveis por parte do sucesso do evento deste ano. Ao longo dos 10 dias de festividades, o Município dispensou parte de sua estrutura, envolvendo várias secretarias, para garantir a segurança e tranquilidade daqueles que participaram da programação.
“O Município deu total apoio a essa festa que representa a religiosidade da comunidade católica e a cultura da cidade de Mossoró. Por isso, patrocinamos a logística, dando estrutura com todos os servidores do Município, de diferentes secretarias, empenhados em garantir a segurança em todo o trajeto, com todas as condições aos devotos de Santa Luzia”, declarou o prefeito Allyson Bezerra durante o acompanhamento da procissão.
“Essa parceria é fundamental. Para a gente entender, a festa tem uma dimensão tão grande que não é possível pensá-la somente pela dimensão religiosa, que é a grande motivação, mas a festa acaba ganhando dimensão que envolve todos os poderes. Nesse sentido, essa parceria com o governo municipal foi fundamental pra que a gente obtivesse pleno êxito”, destacou ao final da festa, o padre Flávio Augusto, vigário-geral da Diocese de Mossoró.
ESTRUTURA
De acordo com dados cedidos por Luís Correia, diretor executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), este ano, da estrutura de pessoal cedida pela Prefeitura de Mossoró, trabalharam na segurança viária e ostensiva durante a procissão, 30 agentes de trânsito, 60 agentes da Guarda Civil e cinco agentes da Defesa Civil.
A segurança viária ainda contou na procissão deste ano com a atuação e parceria de outros importantes órgãos, quando participaram 10 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e oito agentes do Segundo Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE). Um efetivo com homens da Polícia Militar também atuou na segurança ostensiva da população durante a programação de encerramento. Ao final, nenhum incidente grave foi registrado.
A Prefeitura ainda montou, em parceria com a empresa Cidade do Sol, concessionária do serviço de transporte público em Mossoró, esquema para funcionamento exclusivo em atendimento à população que decidiu se deslocar até o ponto de concentração da procissão. Na oportunidade foram mobilizados 16 ônibus, todos com tarifa especialmente reduzida para este dia. A frota destinada atuou em 20 regiões da cidade para atender a demanda com os devotos de Santa Clara em deslocamento até a procissão e, depois, de retorno aos seus lares.