terça-feira - 04/10/2022

“Papo Rural” abordará temática da apicultura com produtores do Polo Maísa

Por: Thiago Braga

O assentamento Pomar, localizado no Polo Maísa, recebe no próximo sábado (8), às 8h, mais uma edição do “Papo Rural”. Na oportunidade, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), leva orientações e ações práticas acerca da apicultura aos produtores.

Além do conhecimento teórico, troca de experiências, diálogo entre produtores e consultoria técnica, a iniciativa também promove atividades práticas, destacando as potencialidades da apicultura.

“Nosso programa tem como objetivo levar conhecimento, atualização técnica ao homem do campo. Vamos tratar acerca da apicultura com consultores do ‘Mossoró Rural’ e produtores assistidos pelo programa. Vamos levar caravanas de produtores com a expectativa de 100 participantes. Será um dia de campo com atividades práticas, destacando os principais manejos”, destacou Faviano Moreira, secretário municipal de Agricultura.

Entre os assuntos que serão abordados no próximo “Papo Rural”, das 8h às 12h, estão: Manejo de apiários no período da seca; A importância da alimentação no período da seca; Limpeza de quadros, ninhos e melgueiras e produção de cera de abelha.

No dia de campo, vamos realizar uma abordagem prática com os produtores da apicultura e áreas afins. Além da parte teórica, estamos inserindo a parte prática com consultoria, unindo ao saber do homem do campo, promovendo essa experiência”, explicou Aluísio de Souza Neto, coordenador de Pecuária da Seadru.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a apicultura passa por um momento de crescimento no município. “O setor de apicultura vem crescendo. Neste ano de bom inverno, proporcionou um aumento no ganho financeiro. Hoje, facilmente em Mossoró, há produtores que conseguem fazer cerca de 20 a 30 mil reais por ano só com a venda de mel. É uma atividade que estamos atentos, com potencial muito forte para o semiárido mossoroense”, pontuou o titular da Seadru.

O “Papo Rural” é realizado em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).