sábado - 20/06/2020

Papa-Treco recolhe objetos descartados por moradores do bairro Liberdade I

Realizado duas vezes por mês com o objetivo de recolher objetos acumulados em residências evitando assim possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, o Papa-Treco neste sábado contemplou o bairro Liberdade I. Promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Diretoria Executiva de Serviços Urbanos, a ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

A partir das 8h da manhã, a equipe da Diretoria Executiva de Serviços Urbanos iniciou recolhimento de objetos, móveis ou eletrodomésticos que não tem mais utilidade, deixados nas calçadas pelos moradores do bairro. O trabalho também tem como objetivo evitar que a população descarte esses objetos em terrenos baldios e canteiros da cidade.

A ação do Papa-Treco segue um cronograma que contempla todas as regiões da cidade, sendo realizada prioritariamente nos bairros com maior número de casos notificados de dengue, zika vírus e chicungunya, arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A relação dos bairros mais afetados pelo mosquito é repassada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os moradores do bairro aprovaram a ação da Prefeitura de Mossoró. Um deles, Raimundo Nonato, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa, por prevenir novos casos de doenças. “Esse trabalho evita muitas doenças, como dengue, chiungunya e outras mais”, comenta.

Já para Francisca das Chagas de Oliveira, moradora da Rua Martins Júnior, possibilita o descarte correto dos objetos que não estão mais sendo utilizados. “É um trabalho maravilhoso, evita que os moradores joguem esses objetos velhos nas ruas, além de diminuir o aparecimento do mosquito da dengue”, diz.

A diretora da Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira de Azevedo do bairro Liberdade I, Fabiana Santos, também falou sobre a ação. “Muito bom, pois o bairro tem notificado alguns casos de dengue e chikungunya e os moradores já pediam ações eficazes que eliminassem os focos, e essa ação de recolher os objetos que os moradores não querem mais auxilia no combate ao acúmulo de agora evitando que vire criadouros para o mosquito”, ressalta.