quinta-feira - 22/07/2021

Palestra virtual discute acessibilidade da comunidade surda aos equipamentos da Assistência Social

Por: Edinaldo Moreno

O Projeto CRAS Bilingue, idealizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Bom Pastor, debateu a importância e o que é o Centro Especializado de Referência da Assistência Social (CREAS) e seus serviços ofertados para a população em geral.

O psicólogo Daniel Menezes explicou que a participação foi excelente e que é de suma importância discutir o que é o CREAS em libras e desta forma garantir o direito linguístico da pessoa surda em ter acesso as informações deste serviço na linguagem da comunidade surda e assim ter acesso ao serviço.

“A participação foi excelente. Foi discutido a importância da prefeitura em capacitar os servidores municipais para aprenderem Libras e assim garantir cada vez mais a acessibilidade aos surdos aos equipamentos. Também foi pensado em um sinal em Libras para o CREAS e assim facilitar a circulação deste equipamento na Comunidade Surda”.

Assistente Social Kamyla Mirela destacou que o momento foi para incentivar a comunidade surda do município a ser parceiros na defesa da garantia dos direitos e que eles também são público alvo e que podem contar com os serviços do órgão em casos de violência ou de discriminação.

“O momento de hoje foi não só uma forma de divulgarmos o CREAS e seus serviços, mas também uma oportunidade de incentivarmos a Comunidade Surda a ser nossos parceiros na defesa da garantia dos direitos. Além de mostrarmos os canais de denúncia, expusemos que eles também são nosso público alvo e que podem contar com a instituição caso sejam vítimas de violência ou de discriminação”, frisou.

Os serviços ofertados pelo CREAS são Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), trabalho social essencial ao serviço, Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento a Medida Socioeducativa.

O CREAS Mossoró está localizado na Rua Estirão do Equador, sem número, no Abolição IV. O Horário de Funcionamento é das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 de segunda a sexta, exceto o SEAS. Contatos podem ser feitos pelo número (84) 3315-4882 ou no e-mail: creasmosso@gmail.com.