terça-feira - 29/06/2021
Palestra vai abordar impactos da pandemia nas relações sociais e familiares
Por: Edinaldo Moreno
Com o tema “Ideais e estratégias de ações virtuais com grupos de idosos considerando o contexto da pandemia do Covid-19”, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) realiza nesta quarta-feira, 30, mais uma etapa da Educação Permanente na política da assistência social em Mossoró.
Evento virtual é direcionado para a equipe de referência dos equipamentos sociais e estagiários que atuam com grupos de idosos e será realizado através da plataforma Google Meet das 14h às 16h30.
A palestrante será a assistente social Márcia Celiany de Medeiros destaca que vai abordar termos muito atuais surgidos pelas medidas restritivas por conta da pandemia, como o isolamento e o distanciamento social, que de certa forma alterou toda a estrutura de trabalho.
“A gente vai falar um pouquinho sobre convivência, isolamento social, distanciamento social, que tem diferença entre esses termos. Vamos refletir os impactos nas relações sociais de familiares e compreender que esse contexto da convivência limitada foi um momento de aproximação da família e porque também a pandemia foi um momento que a gente se afastou das pessoas que tínhamos convivência diária e nos aproximamos de pessoas dentro da nossa casa que a gente não tinha convivência diária”.
Márcia Celiany explica que trabalhará também outros aspectos ligados diretamente ao momento atual, como por exemplo, a chegada e início da vacinação contra a Covid-19 no grupo dos idosos.
A assistente social vai finalizar a palestra destacando a transição do novo normal com o pós-pandemia, classificado assim pelos especialistas da área. Ela enfatiza que abordará perspectivas de reflexão para os equipamentos sociais se prepararem para esse momento no atendimento a esse público.
“Vamos trabalhar no final como os equipamentos sociais poderão contribuir com essa transição. A gente chama transição do novo normal para o pós-pandemia. Já diria Lulua Santos: ‘nada do que foi será de novo do jeito do que foi um dia’. A gente vai trazer essa perspectiva de reflexão, considerando o público que estamos trabalhando”.