quarta-feira - 06/04/2022

Ouvidoria-Geral do Município amplia canais de atendimento à população

Por: Maricelio Almeida

A Ouvidoria-Geral do Município de Mossoró está ampliando os canais de atendimento à população. Agora, os usuários dos equipamentos públicos municipais e servidores da Prefeitura podem encaminhar suas manifestações também por meio do WhatsApp, através do contato (84) 99655-7170. A Ouvidoria disponibiliza ainda atendimentos via telefone fixo (3315-5027), de forma presencial (na sede que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo) e pela plataforma “Mossoró Digital”.

“A Ouvidoria-Geral do Município trabalha de portas abertas. Aqui na Ouvidoria nós temos ampliado os nossos canais de atendimento. Hoje nós estamos trabalhando com atendimento presencial e por meio de telefone fixo e WhatsApp. Temos trabalhado também com o sistema ‘Mossoró Digital’, então qualquer pessoa pode, da sua casa, do seu trabalho, acessar a Ouvidoria, fazer uma manifestação, seja ela um elogio, uma denúncia, uma crítica. Estamos aqui para ouvir o que a população quer falar”, destaca a ouvidora-geral Janaína Holanda.

Desde o final do mês de fevereiro, a Ouvidoria também tem, literalmente, ido ao encontro da população, com o projeto “Ouvidoria Itinerante”, que já realizou 16 edições, atingindo diretamente mais de 300 pessoas, da zona urbana e zona rural de Mossoró. “No mês de março nós visitamos equipamentos da Saúde, da Assistência Social, da Educação, da Cultura, isso mostra que a Ouvidoria está procurando se fazer presente em todos os espaços da administração municipal”, reforça Janaína, acrescentando ainda que, pelo menos uma vez por semana, a equipe do projeto tem buscado visitar uma comunidade rural.

Janaína Holanda explica como as informações coletadas nos mais diversos canais de atendimento são trabalhadas pela Ouvidoria-Geral. “Quando voltamos da ‘Ouvidoria Itinerante’, por exemplo, inserimos os dados em uma planilha, em que trabalhamos a questão do número quantitativo, mas também qualitativo, essas informações são trabalhadas de forma qualitativa. No final do mês, isso gera um relatório, e esse relatório encaminhamos tanto para o prefeito, como também para os secretários das pastas diretamente relacionadas com as demandas que nos chegaram naquele mês”, pontua, acrescentando:

“O que a gente quer com isso? Fazer com que os secretários vejam, conheçam os principais problemas que estão sendo trazidos pela população e possam, a partir desse diagnóstico, executar algumas ações para que esse problema venha a ser resolvido”, enfatizou Janaína Holanda, detalhando ainda que os usuários podem acompanhar, em tempo real, as movimentações referentes à demanda apresentada.

Segundo Janaína, esse acompanhamento só é possível graças a uma mudança implantada recentemente no sistema da Ouvidoria. “Agora quem abre uma manifestação consegue acompanhar através do seu e-mail o que está acontecendo com aquela manifestação, o usuário recebe sempre a notificação de que houve uma movimentação na sua demanda, isso é muito importante para que as pessoas entendam que não é um robô que está ali, que existem servidores que estão trabalhando com muita dedicação para oferecer um retorno o mais rápido possível. É a Prefeitura mais próxima da população e o que a gente quer é sempre oferecer o melhor serviço ao usuário”, conclui a ouvidora-geral.