quarta-feira - 15/10/2025

“Outubro Rosa”: Prefeitura participa do "Dia D" da Mulher com Deficiência 40+

Mulheres com deficiência 40+ são atendidas para realização de mamografias.

Por: Solange Santos

Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Liga de Mossoró – Estudo e Combate ao Câncer, realizou na tarde desta quarta-feira (15) um momento todo especial voltado às mulheres com deficiência 40+ na sede da Liga no município, com o objetivo de oportunizar a realização de mamografias, reforçando a importância do cuidado com a saúde e da prevenção ao câncer de mama.

Morgana Dantas - secretária da Saúde

“Hoje, as mulheres, em parceria entre a Liga, Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, onde as mulheres 40+, estão aqui para realização das suas mamografias sem dificuldade, sem fila, sem espera. Estão vindo para realizar seus exames de acordo com a demanda espontânea. Essas pessoas estão tendo a possibilidade de realizar seus exames, ter um diagnóstico prévio e iniciar o tratamento de forma rápida para uma cura mais eficaz”, declarou Morgana Dantas, titular da SMS.

Ana Clebia - superintendente adjunta da Liga de Mossoró

“Hoje meu coração está feliz em juntos possibilitarmos um espaço para essas mulheres. Como representante das mulheres no Conselho Nacional de Saúde e representante das mulheres na Federação de Apoio à Saúde da Mama, vejo essa parceria com a Prefeitura de Mossoró muito relevante a favor dessa causa nobre. Possibilitar que mulheres com deficiência possam ser atendidas, que se sintam visíveis e cuidadas”, acrescentou Ana Clebia, superintendente adjunta da Liga de Mossoró.

A campanha mobilizadora reuniu diversas mulheres que participaram desse momento de acolhimento. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aline Medeiros ressalta a importância da parceria com a Liga de Mossoró na realização dos exames de mamografias.

Aliane Medeiros - presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)

“Hoje aconteceu na Liga Mossoró, o 'Dia D' da Mulher com Deficiência 40+, um momento especial de valorização, cuidado e conscientização. A ação foi possível graças a uma importante parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), a Secretaria Municipal de Saúde e a Liga Mossoró. Por meio de uma campanha mobilizadora, conseguimos reunir diversas mulheres para participar deste momento de troca, informação e acolhimento, reforçando a importância da atenção à saúde e dos direitos das mulheres com deficiência”, enfatizou.

A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM), Josy Lacerda, foi uma das mulheres atendidas nesta tarde. Para ela, esse momento facilitou a realização do exame de mamografia para as mulheres com deficiência de Mossoró.

Josy Lacerda - presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM)

“Achei muito interessante, porque a gente sabe a burocracia que é para  conseguir um exame desse. E através do Conselho e da Secretaria de Saúde, foi bem viável, foi tudo muito fácil, e sem filas. Precisamos dar exemplo e motivar outras mulheres a se cuidarem. O câncer de mama é uma realidade e precisa ser detectado o quanto antes”, concluiu.

 

Tags:
Anterior Próximo