quarta-feira - 15/10/2025
“Outubro Rosa”: Prefeitura participa do "Dia D" da Mulher com Deficiência 40+
Mulheres com deficiência 40+ são atendidas para realização de mamografias.
Por: Solange Santos
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Liga de Mossoró – Estudo e Combate ao Câncer, realizou na tarde desta quarta-feira (15) um momento todo especial voltado às mulheres com deficiência 40+ na sede da Liga no município, com o objetivo de oportunizar a realização de mamografias, reforçando a importância do cuidado com a saúde e da prevenção ao câncer de mama.
“Hoje, as mulheres, em parceria entre a Liga, Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, onde as mulheres 40+, estão aqui para realização das suas mamografias sem dificuldade, sem fila, sem espera. Estão vindo para realizar seus exames de acordo com a demanda espontânea. Essas pessoas estão tendo a possibilidade de realizar seus exames, ter um diagnóstico prévio e iniciar o tratamento de forma rápida para uma cura mais eficaz”, declarou Morgana Dantas, titular da SMS.
“Hoje meu coração está feliz em juntos possibilitarmos um espaço para essas mulheres. Como representante das mulheres no Conselho Nacional de Saúde e representante das mulheres na Federação de Apoio à Saúde da Mama, vejo essa parceria com a Prefeitura de Mossoró muito relevante a favor dessa causa nobre. Possibilitar que mulheres com deficiência possam ser atendidas, que se sintam visíveis e cuidadas”, acrescentou Ana Clebia, superintendente adjunta da Liga de Mossoró.
A campanha mobilizadora reuniu diversas mulheres que participaram desse momento de acolhimento. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aline Medeiros ressalta a importância da parceria com a Liga de Mossoró na realização dos exames de mamografias.
“Hoje aconteceu na Liga Mossoró, o 'Dia D' da Mulher com Deficiência 40+, um momento especial de valorização, cuidado e conscientização. A ação foi possível graças a uma importante parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), a Secretaria Municipal de Saúde e a Liga Mossoró. Por meio de uma campanha mobilizadora, conseguimos reunir diversas mulheres para participar deste momento de troca, informação e acolhimento, reforçando a importância da atenção à saúde e dos direitos das mulheres com deficiência”, enfatizou.
A presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (ADEFIM), Josy Lacerda, foi uma das mulheres atendidas nesta tarde. Para ela, esse momento facilitou a realização do exame de mamografia para as mulheres com deficiência de Mossoró.
“Achei muito interessante, porque a gente sabe a burocracia que é para conseguir um exame desse. E através do Conselho e da Secretaria de Saúde, foi bem viável, foi tudo muito fácil, e sem filas. Precisamos dar exemplo e motivar outras mulheres a se cuidarem. O câncer de mama é uma realidade e precisa ser detectado o quanto antes”, concluiu.