quarta-feira - 28/09/2022

"Outubro Rosa": abertura da campanha em Mossoró ocorrerá na Faculdade de Ciências da Saúde

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programa para o próximo dia 5 de outubro a abertura oficial da campanha "Outubro Rosa" em Mossoró. A solenidade ocorrerá, às 8h30, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN).

A campanha tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A data é celebrada anualmente. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

Coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher da SMS, Suiann Costa explica que o mês de outubro será bem intenso com atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural, na Atenção Básica e Atenção Especializada no município.

“Teremos no mês de outubro várias ações voltadas à prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, entre elas, reforçando a importância de trabalhar fatores de risco, trabalho articulado com a residência de nutrição da UERN/PMM nas Unidades Básicas de Saúde através dos hábitos alimentares saudáveis”, disse.

Ela também acrescenta ações em parceria com a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mossoró (OAB Mossoró) e o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).  “Também teremos ações com a comissão de saúde da OAB com enfoque nos direitos das pessoas com câncer e com a equipe do Cerest trabalhando nas empresas as temáticas de prevenção ao câncer”.

A coordenadora lembra que essas atividades são trabalhadas durante todo o ano e intensificadas no mês de outubro em alusão a campanha. “A gente trabalha o ano todo, como, por exemplo, em março, que é o mês da mulher, e pedimos que as mulheres procurem esses serviços durante o ano todo, porque muitas só costumam procurar no mês de outubro. Temos esses serviços nas UBSs acontecendo durante todo o ano

O "Outubro Rosa" foi criado no início da década de 1990. O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama tem como símbolo o laço cor-de-rosa.