quarta-feira - 18/01/2023

“Operação Sorriso”: Cirurgias transformam vidas de pacientes de Mossoró e região

Por: Thiago Braga

Começou nesta quarta-feira (18), a fase de cirurgias da "Operação Sorriso", em Mossoró. A missão, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza cirurgias gratuitas para crianças e adultos com fissuras faciais, como fissura labial e fenda palatina. Os procedimentos cirúrgicos são realizados no Hospital Wilson Rosado até o próximo sábado (21).

Cerca de 50 procedimentos cirúrgicos serão realizados, contemplando pacientes de várias cidades do Rio Grande do Norte e estados vizinhos. Maria Fabiana é uma das mães de pacientes atendidos pela “Operação Sorriso”, na sua sexta edição. Ela veio da cidade de Juazeiro do Norte (CE) e acredita na realização de sonhos por meio da missão.

“Estou muito feliz de realizar o sonho do meu filho fazendo a cirurgia na idade certa. Valeu muito a pena vir a Mossoró. Estão todos de parabéns, os voluntários, médico, equipe de saúde. Eu fui muito bem atendida aqui”, contou Maria Fabiana, mãe do paciente Antony Miguel.

A Prefeitura de Mossoró participa da iniciativa nas diversas etapas. “Na segunda-feira passamos o dia inteiro realizando a triagem dos pacientes, exames e consultas. Na terça-feira saiu a lista dos pacientes selecionados. Foram selecionados 56 pacientes, podendo chegar até 63 pacientes. Hoje, na quarta-feira, temos 16 pacientes para serem operados. Amanhã, outros 16, na sexta-feira mais 16 e no sábado 8 pacientes. São procedimentos que vão mudar as vidas dos pacientes e seus familiares”, detalhou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

“Hoje é o primeiro dia cirúrgico. Os primeiros pacientes já foram internados ontem no final da tarde e hoje começam a passar pelas cirurgias. Esse ano a gente teve uma demanda bem grande, numa triagem que contou com 130 pacientes. Serão realizadas em média 50 cirurgias. O cenário demonstra a necessidade do serviço. Nós temos em Mossoró em torno de um paciente por mês que nasce com a fissura, ou seja, são 12 por ano”, destacou Cristina Murachco, diretora executiva da "Operação Sorriso Brasil".

O pré-operatório é um momento que envolve uma mescla de sentimentos. A emoção é predominante entre as mães que acompanham os seus filhos. “Para mim é muito importante esse momento, porque vai mudar a vida do meu filho. Eu me arrependo de não ter procurado antes, mas agora vai transformar o futuro dele. É a minha primeira vez aqui e estou muito satisfeita com a recepção e o atendimento de todos”, contou Geissy Oliveira, mãe de Luís Miguel, paciente de Serra do Mel (RN).

Mariana Alessi, cirurgiã plástica.

“Nesta etapa, nós seguimos protocolos de segurança e acolhimento dos pacientes. É uma oportunidade para reabilitar muitas famílias que nos procuram durante a missão. A gente tem um trabalho de orientação e acolhimento com as mães realizado pelo setor de psicologia e os cirurgiões passam o procedimento que será feito, esclarecendo as dúvidas das famílias, numa equipe que cuida em todas as etapas para um bom resultado”, explicou Mariana Alessi, cirurgiã plástica.

A 6ª edição da “Operação Sorriso” em Mossoró conta com a participação de 80 voluntários locais e 80 médicos e enfermeiros vindos de várias partes do Brasil e do exterior. O Abrigo de Mossoró (Albem) também é parceiro da missão. “É minha primeira missão na ‘Operação Sorriso’ e está sendo uma experiência muito boa. A gente se depara com todo tipo de caso de pessoas extremamente humildes. Aqui todos são atendidos de forma igual. O Albem está acolhendo, dando alimentação e suporte, sendo bem assistidos. Nós voluntários estamos aqui para ajudar no que for preciso com toda a assistência e eu estou muito feliz”, declarou Yasmim Godeiro, voluntária.