quarta-feira - 10/11/2021

Oficina debate fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), através da Gerência Executiva de Gestão do Trabalho (GEGT), realizou oficina de construção de estratégias de ações para o fortalecimento da Rede de Combate à Violência contra a Mulher em Mossoró. O evento foi realizado no auditório da Previ.

A atividade discutiu conceitos de violência, o que a Lei Maria da Penha traz sobre os tipos de violência, conceituação de família, violência doméstica e familiar contra as mulheres e também abordou limites e possibilidades dessa rede de proteção de atendimento, a fim de fortalecer e propor alternativas.

Participaram da oficina promovida pela SEMASC profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) e do Centro de Referência da Mulher (CRM). A atividade teve intuito de construir junto aos equipamentos sociais uma metodologia de atendimento à mulher dentro da rede de assistência social e objetivo de fortalecer as ações preventivas.

“Esses eventos servem para alinhar pensamento, rever postura que, muitas vezes no fazer do dia a dia a gente precisa estar sempre reavaliando, repensando, encontrando melhores estratégias, fomentando a troca de experiências, entendendo que uma experiência que foi desenvolvida em um CRAS pode ser partilhada e multiplicada. É também um momento de capacitação para os técnicos. Precisamos sempre estar capacitando e fortalecendo essa rede de profissionais”, destacou a psicóloga do Centro de Referência da Mulher (CRM), Hilana Farias.

Coordenadora do CRAS Redenção, Raíssa Kelly ressaltou que a importância dos profissionais participarem deste momento é primeiramente entender essa rede de proteção à mulher vítima de alguma violência.

“A gente está aqui hoje para justamente se articular com os profissionais desses equipamentos para fortalecer essa rede e viabilizar estratégias e alternativas de articulação no trabalho intersetorial, para fortalecer essa rede de atendimento às mulheres em situação de violência”.

Tags:
Anterior Próximo