segunda-feira - 14/03/2022

Oficina de doces e biscoitos oportuniza geração de renda extra para mulheres

Por: Edinaldo Moreno

O Centro de Referência da Assistência Social e Cidadania (CRAS) do bairro Sumaré encerrou na tarde da sexta-feira (11) a oficina de doces e biscoitos disponibilizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) para as mulheres assistidas pelo equipamento social. Durante toda a semana elas aprenderam a fazer diversos doces e biscoitos.

A atividade no CRAS do Sumaré motivou várias delas a começarem a fazer em casa e comercializem os produtos. Essa é a vontade das alunas Aleide Costa e Samara Ayres. As duas alunas contaram a experiência de participarem da oficina e o desejo de terem renda extra com a venda dos doces e biscoitos.

“Eu gostei bastante. Foi uma experiência muito válida. Eu que não sabia fazer quase nada, a oficina vai me ajudar muito. Primeiro eu quero fazer para vender e para ter uma renda extra. Eu sou aposentada, mas quero ter uma renda extra. Eu agradeço demais essa oportunidade. É um curso muito bom, muito proveitoso. O professor é maravilhoso. Eu gostei demais. Fiquei muito feliz com a turma que foi feita aqui com as pessoas”, contou Aleide.

“Foi um curso muito gratificante. Deu para aprender muita coisa e o entusiasmo daqui é para a gente vender e ter uma renda extra para conquistar nossa independência. Queremos complementar nossa renda. Esse curso foi uma aprendizagem muito grande para nós. As dicas do professor foram bastante proveitosas”, celebrou Samara.

Secretário de Assistência Social e Cidadania do município, Thiago Marques destacou que a oficina é um instrumento importante para as mulheres se capacitarem e que possa num futuro próximo gerar renda extra com a comercialização dos doces e biscoitos produzidos por elas.

“É um momento importante porque a gente tem a oportunidade de capacitar essas mulheres para que possam gerar renda e principalmente para acreditarem nelas mesmo. A partir do momento em que elas conseguem desenvolver e evoluir nessa área vão ter a oportunidade de crescer nas várias áreas, gerando renda para casa. É uma satisfação para a Secretaria da Assistência Social e Cidadania poder trazer cursos dessa natureza que tanto engrandece a comunidade. A ideia é que a gente tenha a capacitação contínua nas várias regiões da cidade. Já estivemos nos bairro Costa e Silva, Alto de São Manoel e hoje estivemos no bairro Sumaré. A nossa expectativa é que consigamos atender todas as regiões da cidade”, comemorou.

A diretora do CRAS Sumaré ressaltou ainda o trabalho realizado durante toda a semana com o grupo de mulheres. “Tivemos cinco dias de oficina aqui no nosso espaço no período da tarde. Foi um momento de integração com a equipe e o instrutor e elas se sentiram à vontade para desenvolver o trabalho”, finalizou.