segunda-feira - 25/03/2019

Oficina de Condutor de Turismo dá início ao Projeto Estação Juventude 2.0

Foram iniciadas na tarde desta segunda-feira, 25, as aulas do projeto Estação Juventude 2.0, na Escola de Artes de Mossoró. O projeto oferece aos jovens de 15 a 29 anos os cursos de Condutor de Turismo, Doceria, Fotografia e Web Design. A primeira oficina iniciada foi a de Condutor de Turismo, ministrada por Goreth Serra, profissional da área.

A jovem Milena Gabriele, de 15 anos, não pensou duas vezes quando soube do projeto e logo se inscreveu na oficina. Para ela é uma oportunidade de se qualificar e entrar no mercado de trabalho. "A minha expectativa é que a gente consiga aprender muito pra que futuramente consiga um emprego nessa área. Nossa cidade não possui muitos condutores de turismo e nós vamos conseguir ajudar aos turistas que vem conhecer nossa cidade", falou.

Thais Dantas tem 20 anos e está fora do mercado de trabalho. Para ela o curso é uma oportunidade de aprendizado e que também auxilie no seu currículo para conseguir um emprego. "Eu achei muito interessante esse curso e a minha expectativa é que eu tenha uma evolução boa no decorrer das aulas e que seja uma ajuda pra o meu futuro", disse a jovem.

Goreth Serra destacou que o curso irá contribuir para o surgimento de mão de obra qualificada no segmento que vem tendo bastante crescimento nos últimos anos na cidade, o turismo. "Nós estamos vivendo uma explosão do trade turístico aqui na cidade de Mossoró, principalmente com esse aeroporto, também temos uma demanda de turismo pedagógico, de viagens e também de eventos, como o Mossoró Cidade Junina. Então nós precisamos de mão de obra simpática e preparada, e esses jovens só tem a contribuir", disse.

A vice-prefeita Nayara Gadelha acompanhou o primeiro dia de oficina e falou sobre alegria em iniciar um projeto tão grandioso para o município. "Muito feliz em ver esses jovens aqui participando das oficinas, hoje é apenas o início do curso e foi tudo preparado com muito zelo e carinho. Começamos hoje com a oficina de Condutor de Turismo e ainda nessa semana terão início as aulas de Doceria, Web Design e Fotografia", falou Nayara.

O Estação Juventude 2.0 é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude. Além de qualificação profissional, o projeto pretende atuar como um instrumento que ajude a aumentar o protagonismo da juventude e ampliar o acesso dos jovens brasileiros aos direitos previstos no Estatuto da Juventude, Lei 12.852/13.

Dias e horários das oficinas:
Condutor de Turismo - Segunda e Quinta: 13h30 às 17h30
Doceria - Terça e Quinta: 13h30 às 17h30