terça-feira - 03/12/2019

Obras de Saneamento Básico em Mossoró seguem em andamento nas Bacias 1 e 7

As obras de esgotamento sanitário na cidade de Mossoró seguem em andamento em dois trechos da cidade. Durante esta semana o trabalho está sendo executado na Rua Dom Hélder Câmara, no bairro Belo Horizonte e também em ruas do bairro Abolição IV. Os locais fazem parte das bacias 1 e 7, respectivamente.

O serviço na Bacia 7, que ainda contempla os bairros Lagoa do Mato, Alto da Conceição, Alto do Xerém e Carnaubais, compreende a instalação da rede coletora e as ligações da rede para as residências. Na Bacia 1 estão sendo realizadas as ligações das residências para a rede coletora já instalada, a bacia abrange parte do bairro Barrocas, Pousada dos Thermas, parte do Santo Antônio, Abolição 3 e 4, Três Vinténs e Alto da Bela Vista.

Além da execução as obras a prefeitura de Mossoró realiza um trabalho de assistência social junto aos moradores de cada bairro. Uma equipe multidisciplinar de assistentes sociais, engenheiros e técnicos realiza visitas domiciliares informando a população sobre a implantação do saneamento e os benefícios que o esgotamento sanitário traz para todos.

Plano Municipal de Saneamento Básico

Na semana passada a prefeitura de Mossoró apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico em audiência pública na Câmara Municipal. De acordo com a Lei nº 11.445/2007 todo município deve elaborar o seu Plano Municipal de Saneamento Básico que garante ações efetivas para o pleno funcionamento dos quatro serviços essenciais para a população: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.

Em Mossoró, o Plano Municipal de Saneamento Básico é composto por 144 ações efetivas distribuídas em 6 projetos que serão executados através de metas de curto, médio e longo prazo com o objetivo de atingir toda a população da zona urbana e zona rural do município de Mossoró nos próximos 20 anos, sendo revisado a cada 4 anos.