sexta-feira - 24/06/2022

Obras da Casa da Mulher Brasileira são iniciadas após assinatura de ordem de serviço

Por: Maricelio Almeida

Foi iniciada na tarde desta sexta-feira (24) a construção da Casa da Mulher Brasileira em Mossoró, equipamento que vai reunir diversos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. As obras começaram após assinatura de ordem de serviço pelo prefeito Allyson Bezerra no espaço em que a unidade será erguida, nas proximidades do Centro Especializado de Reabilitação, Estrada da Raiz (Santo Antônio).

Mossoró é a primeira cidade do interior do Nordeste a receber uma Casa da Mulher Brasileira. A construção da unidade é realizada a partir de parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O investimento na obra será de aproximadamente 1,4 milhão de reais.

“Estamos assinando oficialmente a ordem de serviço para a construção desse importante equipamento que vai reunir diversos serviços voltados para a mulher na cidade de Mossoró, mulheres que já foram ou estão sendo vítimas de alguma agressão, de alguma privação de direito, ou mulheres que vão buscar orientação, que vão estar buscando garantias”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

O gestor ressaltou que a Casa integrará serviços como delegacia especializada, Promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica. No espaço, as mulheres também serão incentivadas a participar de cursos para alcançar a autonomia financeira, uma ferramenta de apoio para dar independência econômica às vítimas.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Rodrigo Lima, o espaço físico da Casa da Mulher Brasileira terá 269 m² de área construída. “É uma casa realmente estruturada. São várias salas, 269 m² quadrados de área construída para receber as mulheres. Um investimento de R$ 1,4 milhão. Necessário destacar a importância de Mossoró receber esse equipamento, que será construído em poucos municípios do Brasil”, frisou o secretário.

O equipamento será gerido pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. “Estamos muito felizes com a construção que vai acontecer nesse espaço, um equipamento que vem fortalecer, na Assistência Social, o acolhimento às mulheres que sofrem violência doméstica, violência social, qualquer tipo de violência. Elas vão ter uma casa para acolhê-las, direcioná-las na parte emocional, na parte do Direito, da Justiça e solucionar os problemas que elas estejam enfrentando”, destacou a titular da pasta, Evanice Fernandes.

A escolha de Mossoró como uma das primeiras cidades do Brasil a receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira contou com a articulação da deputada federal Carla Dickson, que esteve na cidade no lançamento da pedra fundamental do equipamento, em 2021. Nesta sexta-feira (24), a deputada foi representada na solenidade de assinatura da ordem de serviço pela assessora parlamentar Jemina Miranda.

Também participaram da solenidade os vereadores Genilson Alves, Naldo Feitosa, Ricardo de Dodoca e Lucas das Malhas, além da secretária de Saúde, Morgana Dantas, e técnicos da Prefeitura Municipal de Mossoró.