terça-feira - 18/06/2024

"Nunca me senti tão segura em um evento", destacou turista sobre o “Mossoró Cidade Junina”

Ao todo, o evento conta com efetivo de 700 a 900 agentes de segurança por dia

Por: Italo Bruno

Equipe da Guarda Municipal  atuando no MCJ - Foto: Divulgação/PMM Equipe da Guarda Municipal atuando no MCJ - Foto: Divulgação/PMM

Mais uma vez, a semana do “Mossoró Cidade Junina” foi marcada por um balanço extremamente satisfatório no que diz respeito à segurança. O evento, que vem atraindo milhares de pessoas de diversos lugares do mundo, em seus mais diversos polos, segue ocorrendo sem grandes incidentes, se consolidando como um exemplo de organização e eficácia das forças de segurança.

A tranquilidade e o sucesso do evento dizem muito sobre o planejamento estabelecido pela coordenação da segurança, integrado às forças de atuação. As equipes se reuniam periodicamente, em diversas situações, a fim de traçar estratégicas eficazes para o controle da normalidade durante todo o período de evento.

O esquema de segurança do “Mossoró Cidade Junina” 2024 conta com a participação da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), Polícia Penal do Rio Grande do Norte, Agentes Municipais de Trânsito, Orientadores de Trânsito, Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Bombeiros Civis, Brigadistas e Segurança Privada.

Walmary Costa - Foto: Arquivo/Secom

“Mais um final de semana tranquilo em todos os polos, apenas com ocorrências rotineiras, pequenas e comuns para um evento dessa magnitude. No mais, um evento com bastante tranquilidade nesse final de semana que passou”, enfatizou o secretário municipal de Segurança, Walmary Costa.

De acordo com dados fornecidos pelas autoridades, houve também uma redução significativa no número de ocorrências em relação às edições anteriores para o mesmo período. Registro como furtos, roubos e agressões foram ínfimos, muito intimidados pela presença ostensiva das forças de segurança. Além disso, foram realizadas diversas ações preventivas, como revistas em pontos de acesso e intensa fiscalização, com foco na manutenção da sensação de segurança para todos.

Ao todo, o evento conta com efetivo de 700 a 900 agentes de segurança por dia, espalhados por todo o Corredor Cultural. Também conta com revistas em todas as entradas, 95 câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial, proibição de entrada de vidro, objetos cortantes e mesa.

O público também vem aprovando a segurança do evento, exemplo disso é o relato da colombiana Soraya Velasquez que escolheu Mossoró para aproveitar as férias do meio do ano com a família. “Essa festa é maravilhosa e ainda quero aproveitar os outros polos, dizem que o Arraiá do Povo é a coisa mais linda, certamente irei conhecer. Aqui a gente vê o povo feliz, amei Mossoró e nunca me senti tão segura em um evento. Voltarei mais vezes”, destacou.

“MCJ Seguro para Elas”

A campanha “MCJ Seguro para Elas” visa conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher, com ações educativas e de orientação para denúncia e apoio com acolhimento direcionado para órgãos de proteção à mulher.

A Patrulha Maria da Penha (PMP) conta 16 agentes e equipe de prontidão em todos os dias de evento. Além de contar também com o apoio dos outros colegas das guarnições, em caso de ocorrência. No apoio, a PMP faz o acolhimento, orientação e encaminhamentos para todas as mulheres que necessitarem de ajuda. A equipe pode ser acionada pelo 153.

Patrulha Maria da Penha - Foto: Divulgação/PMM