terça-feira - 05/04/2022

Núcleo de Tecnologia Educacional abre inscrições para formações do primeiro semestre

Por: Maricelio Almeida

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) dá continuidade ao seu Programa de Formação Continuada, abrindo inscrições para cursos, palestra e oficinas na área de inclusão digital e tecnologias educacionais que serão executados ao longo deste primeiro semestre de 2022. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI.

De acordo com Cristhiane Marques, coordenadora do NTM, estão sendo ofertadas 75 vagas para dois cursos, totalizando três turmas com 25 inscritos cada. Para esses cursos, as aulas já começam na próxima segunda-feira (11), no modelo híbrido, seguindo até o dia 21 de junho. As inscrições seguem abertas enquanto houver disponibilidade de vaga.

As formações abordarão temáticas como “Práticas pedagógicas híbridas na interação com tecnologias digitais educativas” e “Diálogos e práticas sobre a plataforma GeoGebra”. Os cursos têm como público-alvo professores da Rede Municipal e serão ministrados, respectivamente, pela Profª. Drª. Maria de Fátima de Lima das Chagas e Prof. Me. Frank Werlly de Brito.

Já as oficinas debaterão aspectos relacionados a temas como “Práticas docentes no SIGEDUC - entendendo o ambiente digital do Sistema Integrado de Gestão da Educação” e “Tecnologias digitais na alfabetização - ressignificando as práticas pedagógicas”, sendo a primeira ministrada pela Profª. Esp. Jandira de Oliveira Cruz Câmara e a segunda pela coordenadora do NTM, Profª. Ma. Cristhiane Marques de Freitas.

Por fim, o Núcleo também oferece neste semestre a palestra “Aprendizagem em rede: pensando a educação na contemporaneidade”, tendo como público-alvo professores da Rede Municipal, ficando sob responsabilidade da Profª. Drª. Maria de Fátima de Lima das Chagas.

As oficinas e a palestra acontecerão nas unidades educacionais e serão solicitadas durante o semestre pelos gestores e supervisores da Rede Municipal, que devem acessar o formulário de solicitação, preencher os dados e aguardar o contato da equipe do NTM para a confirmação da data e horário.

“O objetivo do Programa de Formação Continuada é oferecer capacitação aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), contribuindo, assim, para sua inserção no processo ensino-aprendizagem”, conclui a coordenadora do NTM, Cristhiane Marques.