quarta-feira - 09/11/2022

"Novembro Azul": Dia D de saúde do homem é realizado no Centro Especializado em Reabilitação

Por: Edinaldo Moreno

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) realizou uma ação voltada para homens dentro da campanha "Novembro Azul", que tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ele é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

O Dia de Conscientização da Saúde Integral do Homem ocorreu pela manhã e à tarde e foi realizado pela equipe multi da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da coordenação integral da Saúde do Homem. Cláudia Xavier, integrante da equipe Multidisciplinar do Distrito Norte, destacou as atividades realizadas durante a ação.

“Foi repassado aos homens presentes e às mulheres que provocassem, de certa forma, seus maridos para cuidarem da saúde. Coordenadora da Saúde do Homem, Suiann Costa falou sobre as ações desse mês em relação à saúde do homem e também da ação que ocorrerá no PAM no dia 19. Já o educador físico fez algumas atividades simples de alongamento que podem ser feitas em casa sem precisar ir a uma academia. Tivemos também a nutricionista observando uma alimentação mais saudável como, por exemplo, comer muitas frutas. A psicóloga destacou a importância da pessoa se cuidar, tirar um tempinho para ela para o lazer”.

Cláudia Xavier informou que nos próximos dias 17 e 18 ocorrerá outra ação, desta vez direcionada para o público atendido no equipamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e seus cuidadores. A atividade ocorrerá durante todo o dia.