terça-feira - 02/04/2019
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo Caps Infantil realiza programação especial
Por: Comunicação
Uma manhã ao ar livre e recheada de brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças atendidas pelo Centro Apoio Psicossocial Infantil de Mossoró marcou a data alusiva a conscientização do autismo. As crianças, acompanhada dos pais e dos profissionais do Capsi, saíram em caminhada da sede do Centro até o Nogueirão, onde no gramado do estádio foram realizadas atividades de futebol, roda de capoeira, pula-pula e outras atividades recreativas.
Cid Neimárcio é pai de Nathanael de 9 anos e falou da importância de atividades como essa para as crianças saírem da rotina e interagirem com a comunidade. "Quando você sai da rotina ajuda muito as crianças é importante a interação com outras crianças e com a comunidade. Faz 5 anos que meu filho é atendido no Capsi e desenvolveu muito depois das terapias. Esse dia é muito importante principalmente pra lembrar que o autista se compreende", disse.
O Capsi Mossoró atende mais de 200 crianças e segundo Ana Leine, diretora do Centro, cerca de 70% delas são autistas. O local oferece apoio multiprofissional com atendimento psicológico, terapia ocupacional, psiquiatria, enfermagem, psicopedagogia, fonoaudiologia, educação física, oficina, entre outros.
Ana Leine destacou o trabalho realizado pelo Capsi e a importância do dia de conscientização do autismo. "A gente trabalha o autismo todos os dias, mas que bom que existe esse dia pra gente mostrar a sociedade que eles são um pecinha que precisa ser encaixada nesse quebra cabeça do dia a dia. E destacar que o Capsi é referência no atendimento a essas crianças no município", disse.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, com o intuito de alertar a sociedade em geral sobre o transtorno do espectro autista, ajudando a derrubar preconceitos.