sexta-feira - 25/04/2025

Mutirões do cadastro do produtor rural atenderam aproximadamente 200 agricultores em abril

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM) Wilson Moreno (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realizou neste mês de abril a primeira etapa do mutirão do cadastro do produtor rural. Ao todo, quatro comunidades rurais foram contempladas nesta primeira etapa com números acima do esperado. Levantamento da Seadru apontou aproximadamente 200 atendimentos no período.

A ação dá ao agricultor, por exemplo, pleitear desconto na fatura de energia elétrica no valor do ICMS. O imposto do Estado é de 20%. Nesta quinta-feira (24), o mutirão foi realizado na Apama, no polo Maísa, com atendimento a 82 pessoas. O mutirão passou ainda pelas comunidades São Romão, com 40 atendimentos, Poço 10, com 45 pessoas atendidas, e Oziel Alves, com 30 atendimentos realizados.

Tairon Medeiros, organizador do cadastro do produtor rural, disse que a receptividade ao mutirão pelos agricultores foi satisfatória, o que comprova o trabalho realizado pela Seadru junto ao produtor rural do município.

“Estamos encerrando essa etapa de quatro mutirões realizados neste mês na zona rural de Mossoró. A partir de agora a gente encaminhará toda a documentação. A Tributação do Estado vai avaliar e nos dará uma resposta, posteriormente liberará as inscrições e realizaremos a entrega simbólica”.

Um grande número de agricultores da localidade esteve presente para realizar a inscrição para ter direito ao benefício. Uma das pessoas foi a agricultora Verônica Honório. Ela destacou a iniciativa da Secretaria de Agricultura de apoio ao pequeno agricultor.

“É muito bom para nós ter esse mutirão aqui na comunidade para termos direito a isenção no ICMS. Esse desconto vai ser muito importante para nós agricultores. Alguns agricultores têm uma conta de energia alta e esse desconto vai ajudar muito”, disse.

Solange Lima, agricultora e representante da comunidade, também ressaltou a importância da Secretaria de Agricultura levar os serviços à zona rural e evitar o deslocamento até a cidade. “Essa ação é muito importante para os agricultores. Com esse cadastro, que viabiliza a isenção do ICMS na conta de energia, o agricultor pode obter desconto na sua conta de energia. Temos esse diferencial que é a Secretaria estar vindo a nossa comunidade realizar essa iniciativa”.

ATENDIMENTOS POR COMUNIDADE

SÃO ROMÃO – 40 atendimentos

POÇO 10 – 45 atendimentos

OZIEL ALVES – 30 atendimentos

APAMA – 82 atendimentos

TOTAL – 197 atendimentos

Anterior Próximo