sexta-feira - 23/04/2021

Mutirão de reformas e manutenções de escolas e creches avança na Zona Rural

Por: DIRETI

Uma série de reformas e serviços de manutenções em escolas municipais e Unidades de Educação Infantil (UEIs) avançou na Zona Rural de Mossoró. Nesta semana, os trabalhos de reparos foram iniciados em mais duas escolas nas comunidades rurais de Barreira Vermelha e Cabelo de Nego. O mutirão beneficiará unidades da Rede Municipal de Ensino também na Zona Urbana, em uma ação integrada pelas secretarias municipais de Educação (SME) e de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

Na comunidade rural Barreira Vermelha, o prédio da Escola Municipal Carmélia de Almeida recebe manutenção para melhorar as condições de infraestrutura, beneficiando a comunidade escolar para quando as atividades presenciais forem retomadas. A escola passa por revisão de telhado para conserto, além de receber serviços de revisão e substituição de pontos defeituosos hidráulicos e elétricos. As portas e janelas da escola também passarão por reparos.

Os trabalhos de recuperação também foram iniciados na Escola Municipal Adolfo Sabino da Silva, na comunidade rural Cabelo de Nego. O telhado do prédio, que apresentava problemas, está recebendo reparos. As redes elétrica e hidráulica da escola também receberão melhorias. A equipe de manutenção irá ainda consertar portas e janelas defeituosas das salas de aula.

O mutirão começou na semana passada pela Escola Municipal Professor Antônio Fagundes, localizada no bairro Aeroporto. Os trabalhos também está sendo realizado na Escola Municipal José Benjamim, no bairro Planalto Treze de Maio. No início do ano, a Prefeitura de Mossoró mapeou as escolas e unidades de educação infantil que necessitavam de obras e serviços de manutenção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, outras escolas e creches também receberão os serviços. A previsão inicial é que até junho entre obras e manutenções, pelo menos, 20 escolas serão beneficiadas. Porém, o planejamento elaborado é para ampliar os serviços de manutenções para todas as escolas. O mutirão priorizará as escolas sem condições de acessibilidade, banheiros precários, com problemas de infiltrações.

“Estamos trabalhando com cartas de manutenção, onde nós vamos priorizar os serviços essenciais, como serviços hidráulicos, elétricos e de retelhamento. Nestas cartas de manutenção estaremos atendendo o maior número possível de escolas e UEI’s,” explicou Hubeônia Alencar, secretária municipal de Educação.

Fotos: Allan Phablo/PMM