segunda-feira - 01/02/2021

Mutirão de limpeza no Mercado do Alto da Conceição beneficia comerciantes

Por: Italo Bruno

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDAT) iniciou o segundo mês de realização do mutirão de limpeza nos mercados públicos de Mossoró. Desde janeiro, a Prefeitura de Mossoró intensificou a higienização dos cinco mercados públicos do município. Nesta segunda-feira (01), o Mercado Público do Alto da Conceição recebeu a ação. A medida foi aprovada por comerciantes e consumidores do mercado.

Os mercados públicos passam por limpeza diariamente, mas a cada quinze dias, os equipamentos estão recebendo um mutirão, ou seja, uma espécie de limpeza geral que compreende as áreas internas e externas dos prédios.

O gerente executivo da SEDAT, Emanuel Costa, explicou que a cada segunda-feira um mercado público da cidade recebe a equipe de limpeza e a cada 15 dias é feita uma higienização ampla na Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (Cobal).

“Fazemos a limpeza na Cobal a cada 15 dias e intercalamos com um mercado menor. Já fizemos esse trabalho no Mercado do Bom Jardim e agora estamos realizando no Mercado do Alto da Conceição. Adotamos essa prática de toda segunda-feira fazer essa lavagem tanto na parte interna como na externa de um dos mercados públicos. Sabemos que uma das prioridades é tratar a questão da limpeza desses locais porque nos mercados públicos tem o comércio de carnes, verduras e cereais. Então é interessante dar prioridade nessa limpeza e os comerciantes estão bastantes satisfeitos com essa atitude que a gestão tem tomado”, disse Emanuel Costa.

O diretor do Mercado Público do Alto da Conceição, Suendel Carlos, ressaltou que a limpeza maior e periódica dos mercados traz mais confiabilidade da segurança alimentar dos produtos alimentícios vendidos nos centros comerciais.

Áreas externas e internas do mercado foram higienizadas (Foto: Allan Phablo/PMM)

“Essa limpeza traz uma credibilidade maior para os mercados em relação à limpeza e higiene. Isso é muito importante. Tenho recebido dos comerciantes muitos elogios. Além dessa limpeza que está sendo feita periodicamente de uma vez por semana, nós fazemos também uma limpeza geral uma vez por semana e diariamente estamos intensificando a limpeza, principalmente dos banheiros, que é algo que as pessoas reclamavam muito. Estamos dando prioridade a questão dos banheiros, a limpeza interna e externa, além do descarte do lixo. Estamos orientando também os comerciantes para descartarem seus lixos de forma correta. Isso tem ajudado muito e atraído clientes para o mercado, dando mais condições aos comerciantes que aqui trabalham”, afirmou o diretor.

Marcos Antônio é um dos 25 comerciantes do Mercado Público do Alto da Conceição e há 30 anos tem uma pastelaria no local. Ele comemorou a chegada do mutirão de limpeza. “Com a nova administração tem tudo mudado e está sempre melhorado cada dia mais. É ótimo e de grande importância para o mercado e para os comerciantes em geral. Os clientes estão achando ótimo”, disse o comerciante.

A próxima etapa em planejamento é levar o mutirão de limpeza para mercados que não tem como principal foco de vendas alimentos como, por exemplo, o Mercado Central e o Vuco-vuco. Para esses mercados estão sendo avaliadas características dos prédios para realização da limpezas interna e externa.