terça-feira - 10/10/2023

Mutirão de limpeza contempla toda a cidade por meio do programa "Mossoró Limpa"

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró fortalece as ações do programa "Mossoró Limpa", que acontecem nas quatro zonas da cidade. A Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMURB) realiza campanha educativa ampliando a divulgação da lei municipal que torna crime ambiental o descarte de lixo irregular, com multa de até um salário mínimo.

Na rua Francisco Heronildes da Silva, no bairro Aeroporto I, acontece a retirada de lixo, entulhos e poda de árvores descartadas de forma irregular. Grande quantidade de lixo foi retirada do local como, por exemplo, metralha de construção, pneus, entre outros materiais.

“Está sendo realizada a limpeza, inclusive com ação educativa na qual orienta a população para não jogar lixo no local, além de informar os canais de denúncias. A participação do cidadão é fundamental para manter a cidade limpa e promover o bem-estar coletivo”, destaca Miguel Rogério, secretário municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

No bairro Alto da Conceição, equipes retiraram lixo da rua José Bonifácio. O material descartado irregularmente em local impróprio estava prejudicando o fluxo do trânsito e passagem de pedestres na calçada nas proximidades do campo de futebol da Rffsa.

Na avenida Senador Petrônio Portela, bairro Abolição III, avenida Rio Branco, avenida Cunha da Mota, bairro Pereiros, equipe mecanizada executa a retirada de lixo e entulhos. Nos bairros Vingt Rosado, Malvinas, Dom Jaime Câmara e Sumaré estão acontecendo serviços de capinação e varrição.

A população pode acionar os serviços de limpeza pública, como a coleta de lixo comum ou pesado, através do “Mossoró digital”. Por meio do endereço https://www.prefeiturademossoro.com.br/mossoro-digital, na aba SEMURB, o usuário deve acessar a área “Limpeza urbana”. Após realizar o login ou cadastrar-se na plataforma, o interessado deve preencher as informações referentes ao endereço e no campo “descrição” especificar o material a ser recolhido.

Mossoró tem uma lei municipal que torna crime ambiental o descarte de lixo irregular, com multa de até um salário mínimo.

Em caso de descarte irregular, a população pode acionar a Guarda Civil Municipal através do número 153.