segunda-feira - 24/11/2025
Museu Histórico Lauro da Escóssia é contemplado com o “Programa de Iluminação Cultural 2025”
Museu Histórico Lauro da Escóssia recebe iluminação especial do “Programa de Iluminação Cultural 2025”.
Por: Solange Santos
A Prefeitura de Mossoró inaugurou nesta segunda-feira (24) a iluminação cultural do Museu Histórico Lauro da Escóssia, com uma programação especial com a participação de artistas locais e alunos da Rede Municipal de Ensino. O “Programa de Iluminação Cultural 2025” é uma idealização do Instituto Neoenergia, que agrega mais valor cultural ao equipamento do município.
“Esse é um projeto do Instituto de Energia de valorização de monumentos históricos. A gente já fez alguns projetos aqui. Esse visa deixar o museu com uma iluminação que possa proporcionar para todos uma visitação noturna também. O objetivo é tornar o equipamento iluminado à noite, como ele é de dia”, pontuou Cláudio Medrado, representante da Neoenergia.
Secretária de Cultura, Janaína Holanda ressalta a importância do “Programa de Iluminação Cultural 2025” para patrimônio histórico de Mossoró e da importância da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).
“Um projeto que vem agregar a cultura da nossa cidade, um prédio histórico como o Museu Lauro da Escóssia foi contemplado com essa iluminação. O Museu ganhou uma iluminação cênica especial, montada especialmente para esse espaço, tendo em vista o seu projeto arquitetônico, os seus traços históricos. Mossoró ganha um grande cartão postal porque vai ficar permanente e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, vai fazer o gerenciamento desse projeto para que a gente tenha esse cartão postal preservado e que as pessoas possam apreciar. Paralelo a isso, foi desenvolvido também um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, junto aos alunos da rede municipal, cerca de 400 estudantes participaram de um projeto, vieram visitar aqui o Museu. Alguns deles não conheciam o nosso Museu e a partir daí desenvolveram um trabalho de educação e de preservação do nosso patrimônio cultural e material e estão expondo esses trabalhos que foram desenvolvidos”, declarou.
O Museu Histórico Lauro da Escóssia tem contribuído com a educação dos alunos da cidade, fazendo parte do turismo pedagógico.
“Estamos com a parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e o Grupo Neoenergia trazendo aqui o Lúmino Técnico, um espaço importante. Estamos aqui com mais de 300 alunos envolvidos no projeto, onde produziram textos para um jornal e sobretudo trabalhando a importância do patrimônio, a história e cultura que permanecem vivas nas escolas. O Museu Lauro da Escóssia para nós é um equipamento, mas, sobretudo, é um momento de pensar no patrimônio e história de Mossoró. Portanto, trazer nossos alunos para que eles possam produzir esse jornal, nesse momento do Lúmino Técnico, é uma experiência gigante”, concluiu Leonardo Dantas, secretário de Educação.